Aprendendo a se comunicar melhor

O maior problema conjugal, segundo pesquisa feita com 130 conselheiros familiares, é a COMUNICAÇÃO.Quando a comunicação em um casamento não vai bem, problemas dos mais variados começam a acontecer.A comunicação é o caminho para podermos resolver conflitos e divergências.O que é comunicação? "Comunicação é um processo de compartilhar informações com outra pessoa de forma que ela compreenda o que você está dizendo."Comunicação é um processo, e seis mensagens podem ser entendidas através dela:1 O que você quer dizer2 O que você realmente diz3 O que a outra pessoa ouve4 O que a outra pessoa pensa que ouve5 O que a outra pessoa diz acerca do que você disse6 O que você acha que a outra pessoa disse acerca do que você disse"Um lar feliz não é medido pela ausência de conflitos, mas na habilidade de resolvê-los. O que se torna impossível de fazer sem uma boa COMUNICAÇÃO."A comunicação sem dúvida, é o centro de todo relacionamento. Ela é a chave para o desenvolvimento de qualquer relacionamento saudável.FALAR, OUVIR E COMPREENDER, tudo isto está envolvido no processo de comunicação.Um dos problemas chaves para as pessoas se comunicarem é o fazer-se compreender. Freqüentemente achamos que compreendemos o que o outro está dizendo, mas muitas vezes o que ouvimos não é o que o outro está querendo dizer. Na verdade, pode ser que nem mesmo a própria pessoa que está falando saiba com certeza o que está querendo dizer. Toda esta análise nos leva a algumas considerações e entendimentos:1 Passamos a entender o porquê de tanto mal entendido acontecerem diariamente na vida de pessoas que convivem juntas2 Passamos a reconhecer que grande e fundamental importância tem a comunicação nos nossos relacionamentos de forma geral3 Descobrimos que a comunicação é um processo que deve ser aprendido diariamente4 E concluímos que, se quisermos ter bons relacionamentos, precisamos nos lançar decididos nesta tarefa de tentar aperfeiçoar a nossa comunicação, pois quem não se comunica bem acaba tendo problemas de relacionamentosDeus nos deixou um conselho: Escute mais, fale menos. Tiago 1:19.Ouvir é mais do que esperar educadamente sua vez de falar. É mais do que escutar palavras. Ouvir quer realmente dizer, que quando alguém está falando, você não está pensando sobre o que vai dizer quando o outro parar de falar. Pelo contrário, você está totalmente sintonizado naquilo que a outra pessoa está dizendo."Ouvir de verdade, é receber a mensagem à medida que ela é enviada, tentando compreender o que a outra pessoa realmente quer dizer."Com freqüência, concentramo-nos mais em conseguir colocar uma palavrinha na conversa do que dar nossa atenção total ao que a outra pessoa está dizendo.Pesquisas recentes indicam que, em média, as pessoas ouvem apenas 17 segundos antes de interromperem para colocar na conversa suas próprias idéias.Então, como está a comunicação na tua casa? Você pára para ouvir as pessoas da tua família?Há um momento certo para se comunicar.
1 -Não comece a discutir sobre um problema tarde da noite, ou quando um dos cônjuges está com muita fome Nossa tendência, quando estamos fisicamente cansados ou famintos, é reagir negativamente a qualquer discussão (à medida que nos tornamos cheios do Espírito, estas tendências diminuem, pois o amor, a mansidão, a paciência e o domínio próprio vão tomando o lugar da irritação e do egoísmo). Mas, até que isto se torne bem real na vida dos cônjuges, vale muito bem esta sugestão.2 -Não discuta ou brigue em frente dos filhos Se há uma coisa que cria a insegurança e medo no coração da criança, é ter que ouvir ou assistir uma briga entre seus pais. Além de que, às vezes palavras são faladas de um para o outro, que tiram a autoridade dos pais diante dos filhos.3 -Não briguem em público. Discussões familiares, devem ser resolvidas entre a família. Como é fácil machucar o cônjuge usando cinismo, sarcasmo ou palavras ásperas. E o pior de tudo é proceder desta forma publicamente. Se em um determinado ponto o casal não consegue sozinho resolver seu impasse, devem procurar alguém da igreja (Conselheiro matrimonial, pastor, líder de grupo ou alguém maduro na fé) para os auxiliarem de acordo com os princípios da palavra de Deus a chegarem a um ponto comum. Sendo assim o casal consegue ajuda sem que suas vidas sejam expostas para outras pessoas.4 -Não procure resolver problemas ou tratar de assuntos sérios, quando um dos dois está envolvido em alguma atividade Por exemplo: o marido tendo resolver algum assunto sério de finanças, ou a mulher tendo que aprontar o almoço e arrumar as crianças para saírem5 -Planeje um horário que seja bom para os dois para terem uma boa conversa, sem interrupções ou atividades para atrapalharem Sábias as esposas e os maridos que sabem o melhor momento e sabem esperar por àquela hora para conversar.
1-Seja honesta e verdadeira ao comunicar-se. Efésios 4:252-Controle-se, não perca a calma. Você pode até ficar nervosa, mas não permita que esse sentimento tome conta de você. Efésios 4:26a ; Pv 15:1 e 18:213-Não deixe o problema estender-se por muito tempo. Procure não dormir sem resolver o problema. Escolha, contudo uma hora apropriada para conversarem a respeito. Ef 4:26b; Pv 15:23 e Pv 25:114- Abandone as críticas contra seu cônjuge, ou filhos, principalmente se não tiver solução a propor. Ef 4:28; Gl 6:15-Tenha tato ao comunicar-se. Cuidado com modo e com o que se fala. Procure transmitir graça que possa resultar em santificação. Ef 4:29; Pv 10:19; Pv 17:9 e 20:56-"Lave a roupa suja em casa". Resolva o problema particularmente. Não utilize sarcasmo ou cinismo. Ef 4:317-A comunicação deve ser permeada pela compreensão e pela bondade. Ef 4:32a8- O perdão é essencial. Utilize os dois lados da moeda "Peça e ofereça perdão".Ef 4:32b