Edificando seu lar sobre a ROCHA


Marcos Aurélio Jensen dos Santos


Mateus - 7 - 24 : 27


Nunca tivemos tanta preocupação com qualidade de vida e nunca tivemos um nível tão baixo de qualidade de vida.Se olhamos as nações vemos que os conflitos proliferam.Se olhamos o nosso país vemos que a violência aumenta.Se olhamos o mundo visualizamos o domínio do caos.Se olhamos para nossas cidades vemos o retrato da miséria, da dor, do abandono e da desesperança.Se olhamos para a sociedade vemos o declínio moral.Se olhamos para as famílias vemos um completo descaso.Se olhamos para as vidas vemos a imagem do sofrimento.O quadro é assustador e as estatísticas são alarmantes.

71 % das pessoas sofrem stress.

53 % das pessoas têm insônia.1 a cada 2 novos casamentos terminam em divórcio.Quase um terço das crianças que nascem são filhos de pais solteiros.A pergunta é: É possível construir um lar sadio num mundo que há muito e cada vez mais se mostra doentio.É possível sim se dermos vez aos princípios simples da palavra de Deus.É possível se nos voltarmos para os ensinos de Deus.É possível sim se dermos voz a quem instituiu a família.O grande problema é que nós complicamos demais.O problema é que nós nos separamos do original.Veja bem o celular. Antes era para fazer ligação. Hoje é tão complicado que a gente tem dificuldade de saber usar.Nós complicamos tanto que daqui a algum tempo sequer saberemos o que é família.Senhoras e Senhores, isto é uma família! Casal e filhos construindo uma vida juntos, sob a direção de Deus.Mas, construir um lar sadio depende de:


I – Depende de que tipo de pessoas nós somos.


O texto fala de dois tipos de pessoas: A pessoa prudente e a pessoa insensata.Que tipo de pessoas nós somos faz toda diferença na maneira como construímos o nosso lar.Se somos prudentes construiremos um lar sadio. Se somos insensatos construiremos um lar doentio.Se você é prudente:- A autoridade máxima eu seu lar será o Senhor Jesus.- O manual de instruções será a Bíblia Sagrada.- A arma mais poderosa será a oração.- Ser uma pessoa de bem será mais importante que bens.- O caráter será mais importante que as riquezas.- A presença será mais importante que os presentes.- O seu lar será sadio num mundo doentio.Se você for insensato o seu lar não será saudável.


II – Depende do fundamento sobre o qual edificamos.


O texto fala de dois fundamentos: A rocha e a Areia.Onde você tem edificado o seu lar? Onde você pretende edificar sua casa? Sobre a rocha ou sobre a areia.Quando construímos sobre a areia a chance de desabar é certa. Quando construímos na rocha essa probabilidade inexiste.Talvez os terrenos da areia são mais baratos.Talvez os custos da construção sobre a areia são menores.Mas, meu irmão, logo a falha aparecerá.Você quer construir um lar sadio num mundo doentio?

1 - Então invista no fundamento. Firme-se na rocha.

2 – Então invista em material de primeira. Coloque os tijolos certos. Use um material que o mundo não usa e que somente Deus pode fornecer.O tijolo da comunicação, do amor, do respeito, do afeto, da amizade, do bom humor, da compreensão, dos sonhos compartilhados, da solidariedade, da cooperação.

3 – Então invista na cobertura certa.Deixe que Deus cubra e proteja o seu lar.

4 – Então invista no projeto de vida certo.O mundo tenta te vender um projeto falido.- Tenha tantas mulheres e homens quanto quiser.- Dê vazão aos seus instintos se isso te dá prazer.- Tenha tantas aventuras quanto quiser e puder.- Não assuma compromisso.Diga não isso e assuma o projeto de Deus para a família.


III – Depende de que atitude nós tomamos.


O texto fala de duas atitudes: ouvir e praticar e ouvir e não praticar.Há as pessoas que ouvem a palavra de Deus e as praticam.Há as pessoas que ouvem e não as praticam.Se você for um ouvinte praticante da palavra de Deus você construirá um lar sadio.Se você for um ouvinte não praticante da palavra de Deus você construirá um lar doentio.E para construirmos um lar sadio precisamos retomar aquilo que o mundo nos roubou.O mundo tolera a incoerência, mas Deus exige coerência.O mundo tolera a infidelidade, mas Deus exige fidelidade.O mundo tolera a pluralidade, mas Deus exige exclusividade.O mundo tolera a volubilidade, Deus exige compromisso.Quer construir um lar sadio? Ouça a voz de Deus e pratique a palavra de Deus. Conclusão:

- O texto fala de dois tipos de pessoas diferentes.

- O texto fala de dois fundamentos diferentes.

- O texto fala de duas atitudes diferentes.

O texto fala de circunstâncias iguais sobre as duas casas.As circunstâncias são as mesmas, o mundo que vivemos é o mesmo. A diferença está na pessoa que somos, no fundamento que edificamos e na atitude que tomamos.