Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Melhore seu casamento em 5 minutos


O que é que qualquer casal precisa fazer para tornar o casamento mais forte e mais romântico? Se você é como a maioria pesquisada recentemente, você diria "tempo para estarem juntos".Mas não é isso, diz o pesquisador sobre casamento John Gottman, Ph. D., autor de "Os Sete Princípios Que Fazem o Casamento Funcionar". Num recente estudo sobre casais, ele descobriu que os que deram uma virada no casamento e se sentiam mais unidos agora, não tinham feito grande mudança como, separar uma noite especial ou final de semana para estarem juntos. Em vez disso, eles simplesmente começaram a passar períodos de cinco minutos juntos de forma compensadora. "E você pode seguir o exemplo deles para melhorar o seu casamento", diz ele."Quanto mais períodos de cinco minutos de conexão vocês conseguirem, melhor", diz Gottman."Por quê? "Porque quanto maior o número de boas conexões vocês fizerem, mais lucro vocês terão na conta conjunta emocional de vocês, e mais rico será o relacionamento". Mas, mesmo apenas uma conexão de cinco minutos por dia pode tornar um casamento mais feliz. Então, vá em frente, e aproveite os cinco minutos.

1. Abraçando no período mais importante do dia. "A maioria dos casais deixa os abraços para o fim do dia", diz a psicóloga Judith Sherven, Ph.D., co-autora de "A Nova Intimidade". "Mas abraços na parte da manhã são até mais compensadores". Por quê? "O contato físico manterá vocês se sentindo próximos um do outro durante todo o dia", diz ela. Então comece já a acertar o despertador cinco minutos mais cedo, e aconcheguem-se. "Vocês podem conversar, mas nem precisam", ela diz. "O mais importante é que vocês estão abraçados um com o outro. Isso ajudará ambos a começarem o dia se sentindo amados, e sentirão assim o dia todo".

2. Fazendo um ao outro uma simples pergunta antes de sairem para o trabalho.Qual? "Há algo especial acontecendo hoje?". Gottman descobriu que conversar sobre os detalhes do dia a dia de nossas vidas é tão importante para casais como compartilhar esperanças, sonhos e medos um como o outro. "Os pequenos detalhes revelam muito sobre como agimos e sentimos num determinado dia, por isso perguntar sobre eles é uma boa forma de estabelecer compreensão e afinidade", Gottman explica. "Mais tarde, quando estiverem juntos outra vez, no final do dia, perguntem sobre como foi que aquela determinada coisa aconteceu - a reunião, o telefonema a um cliente importante ou como foi o almoço com o amigo. Os resultados? Vocês se sentirão conectados", diz Gottman.

3. Compartilhando o que vocês admiram um no outro.Quando uma conversa sobre carros surgiu numa reunião entre amigos, Mary Gilman falou sobre o quanto o velho carro deles havia durado só porque o marido cuidara bem dele. "Ele ficou tão feliz que eu percebi que deveria, com mais frequência, falar sobre o quanto eu aprecio as coisas que ele faz", diz esta representante de vendas de 32 anoss, de Tustin, Califórnia. "Eu nem pensava que precisava falar com ele. Presumia que ele sabia quanto eu o admirava". A lição? Se há alguma coisa que você aprecia no seu cônjuge, desde sua habilidade em lidar com os filhos até à maneira como ele pintou a garagem no mês passado, fale. Isto provou-se tão importante para os casais que Gottman observou, que ele recomenda distribuir os cinco minutos de apreciação mútua durante o dia. Se você começar, ele promete, seu cônjuge vai lhe dar o mesmo tratamento. Por que o louvor faz mágica? "Ele lembra às pessoas que os seus cônjuges os amam", Gottman afirma. E saber que são amados, "faz com que as pessoas se disponham a acertar as diferenças".

4. Fazendo pequenas gentilezas um para o outro.O bem que fazemos ao nosso parceiro tende a voltar-se para nós, diz um especialista em relacionamentos James Sniechowski, Ph. D., co-autor com Sherven. "Quando você é gentil com alguém, esta pessoa tende a retornar a gentiliza. E esses atos de gentiliza criam sentimento de amor entre duas pessoas. Então escolham a sobremesa favorita um do outro ou selecionem artigos que acham que o cônjuge vai gostar. A quantidade de amor que estas pequenas gentilezas trarão é sem limite", diz Sniechowski.

5. Usando este instantâneo destruidor de estresse."Uma das coisas mais importantes sobre casais felizes", diz Gottman, "é que eles gastam cinco minutos compartilhando um com o outro sobre coisas que os incomodaram durante o dia, alternando a vez de cada um". "Isso abaixa o nível de estresse que eles experimentam, e os deixa apreciar o resto da noite juntos", ele explica.

Nenhum comentário