A Sabedoria de DEUS na vida da mulher


TRANSFORME A SUA CASA EM UM LAR


Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos. (Provérbios 14:1)
Em minha casa viviam nove pessoas - meu pai, minha mãe e sete filhos.Meu pai, até onde minha mente alcança, era sargento da Polícia Militar do meu Estado. E com o pequeno ordenado que tinha, ele nos supria com uma alimentação razoável, nos vestia adequadamente e pagava a nossa escola.Minha mãe cuidava dos sete filhos com todo amor e disciplina.Apesar da situação financeira não ser das melhores, ela conseguia transformar nossa casa em um lar. Não havia nem cozinheira nem costureira melhor do que ela. Sempre que nós, filhas, precisávamos de um vestido novo para uma festa, para nos encontrarmos com um namorado, ela estava pronta para transformar um pequeno retalho num lindo vestido e nos transformar em verdadeiras princesas.
Agradeço a minha mãe pela sua sabedoria em saber:* Multiplicar uma pequena refeição em um verdadeiro banquete;* Transformar um simples retalho de tecido em um lindo vestido de festa;* Convencer-nos que aquela dorzinha, dentro de poucos minutos, desapareceria;* Estar com cada uma de nós, na maternidade, quando tínhamos nossos filhos;* Transformar nossa pequena e humilde casa em um verdadeiro palácio.
Obrigada, Senhor, pela mãe maravilhosa que o Senhor me deu! Obrigada pela mãe boa, carinhosa e que foi um exemplo a ser seguido por nós que queremos transformar nossa casa em um lar.
E que Tu, Senhor, nos capacite e nos dê sabedoria para sabermos ser um exemplo para nossas filhas, noras e netas. E que elas também saibam transformar suas casas em lares onde seus maridos e filhos possam chamá-las de "bem aventuradas" e "seu marido também, e ele a louva." (Pro 31:28)

I) Como Edificar Meu Lar

Apesar de minha mãe não conhecer o Senhor Jesus (graças a Deus ela O aceitou já bem velhinha!), na época em que eu era criança, ela edificava a sua casa do modo como a Bíblia ensina - com sabedoria.
Somente a mulher que ama o marido e os filhos é que quer edificar o seu lar e segue os conselhos de Deus quando Ele diz:"A sabedoria já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas." (Pro 9:1)
"Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos." (Pro 14:1)
"Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece; E pelo conhecimento se encherão as câmaras com todos os bens preciosos e agradáveis." (Pro 24:3-4)
"Está atenta ao andamento da sua casa, e não come o pão da preguiça." (Pro 31:27)
Veja, amada irmã, como o livro de Provérbios é rico em conselhos para nós que queremos edificar o nosso lar.
A mulher sábia tem que ter tempo para colocar na edificação do seu lar tijolo por tijolo. Ela não pode "comer o pão da preguiça" mas tem que ser uma "mestre de obra" trabalhadora e capaz de construir o seu lar cuidadosamente.
Na construção do nosso lar, temos que ter empenho, determinação e coragem, e, além de tudo isto temos que usar o nosso coração para que tudo seja transformado.
Se, realmente, queremos transformar nossa casa em um lar, temos que, antes de tudo, fazermos a nós mesmas as seguintes perguntas:* O meu coração está, realmente, determinado a fazer esta transformação?* Estou mesmo querendo "formar um lar", "edificar um lar" e "cuidar de cada aspecto do lar"?* Será que estou me importando com isto?* Será que estou pronta para usar todos os dons que Deus me concedeu, neste projeto que Ele me deu?
Tenho que me empenhar de corpo e alma neste projeto para que esta edificação tenha um bom alicerce e que cada passo que eu der seja com o Senhor me dando força, perseverança e a Sua orientação.
Como mulher que deseja de coração dar à sua família um lar edificado e alicerçado na Palavra de Deus, tenho, então, que:

1- Orar

A oração é o meio que usamos para alcançar o nosso alvo, o nosso objetivo.Quando oro, meu coração é transformado e fico submissa à vontade de Deus. E, a vontade de Deus é que eu tenha um lar abençoado e dentro dos padrões divinos. Deus tem e quer o melhor para mim.
Como a Palavra de Deus diz, devo orar "sem cessar". Tenho que orar ao levantar, ao deitar, ao planejar o meu dia de trabalho (e que através dele, toda a minha família seja abençoada!), quando estou trabalhando... Enfim, que cada coisa que eu fizer, eu a faça como se estivesse fazendo para o Senhor (Col 3:23), não esquecendo, no fim do dia, de agradecê-Lo pelas bênçãos e vitórias adquiridas.

2- Ter determinação

Quando eu desejo, de todo o meu coração, edificar o meu lar, tenho que ter determinação que na verdade, é uma tarefa difícil, porém possível de se adquirir. No entanto, quando não é meu desejo edificar o meu lar, na verdade, não estou. fazendo o que é certo, aos olhos de Deus. Devo, então, mudar a minha atitude e propor no meu coração que vou edificá-lo porque é esta a vontade de Deus. Confie no Senhor! Peça que Ele mude o seu coração (Pro 21:1). Prometa ao Senhor que vai se esforçar para Lhe obedecer e fazer, de coração, tudo que Ele colocar diante de você. Peça que Ele abra os caminhos e que lhe dê coragem e determinação. Seja obediente e se transforme numa mulher determinada à medida que você Lhe obedece. "Esteja alerta, espere pelas bênçãos, e tome nota quando chegarem." Como instruiu o salmista: "Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim, bendiga o seu santo nome." (Sal 103:1)

3- Estar presente

Há um ditado que diz: "Pão seco no lar é melhor do que carne assada em qualquer outro lugar!"
Podemos conhecer outros países, ou outras cidades, hospedarmo-nos em hotéis cinco estrelas mas nada se compara ao aconchego do nosso lar, nem à nossa comidinha caseira.
Mas que adianta você pensar assim e não estar presente em seu lar?
Quanto mais ficamos em nossa casa mais tempo temos de cuidar dela, mais tempo temos de edificar o nosso lar.
Se você cuida carinhosamente do seu lar, com certeza, ele será o lugar onde você e seu marido sempre gostarão de estar.

4- Ter tempo

Ter "tempo é a chave para cuidar de seu lar... ou de qualquer outra coisa."
* Como vou confeccionar uma toalha para minha mesa, se não tenho tempo?* Como vou colher flores do meu jardim para colocar no vaso que enfeita a mesinha da minha sala de estar, se não tenho tempo?* Como vou fazer aquele pudim que meu marido tanto gosta, se não tenho tempo?* Como vou confeccionar o vestido que minha filha tanto precisa, se não tenho tempo?
Irmãs, lembrem-se que "nada maravilhoso ou esplêndido acontece do nada. É necessário tempo e cuidado para que o lar cresça."

II) Sabedoria, Entendimento e Conhecimento

- Requisitos Necessários Para Edificar o Lar
Provérbios 24:3-4 nos diz que: "Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece; E pelo conhecimento se encherão as câmaras com todos os bens preciosos e agradáveis."
Se eu decido, no meu coração, edificar um lar para mim e para a minha família, tenho que, primeiramente, ter em mãos a planta da casa que quero edificar. E onde vou encontrar esta planta?
Posso encontrá-la na Palavra de Deus. E agora, com ela em minhas mãos, posso construir a minha casa e firmá-la na Rocha que é Jesus Cristo. E, com certeza, ela ficará firme mesmo que apareçam tempestades, terremotos ou furacões. Por quê?
Porque Cristo é a Rocha, é o alicerce onde irei construí-la e nada nem ninguém a derrubará.
Depois, já com a planta do meu lar em mãos, vou por o plano de Deus em prática.
Como posso por o plano de Deus em prática?
Simplesmente, orando e arregaçando as mangas para iniciar, com muita determinação, o trabalho que o Senhor Deus colocar diante de mim. Se, realmente, eu seguir o sábio conselho de Deus, então, como diz a Sua Palavra: "E pelo conhecimento se encherão as câmaras com todos os bens preciosos e agradáveis." (Pro 24:4)

III) Conselhos Que Orientarão Na Edificação Do Lar

* Devo orar ao Senhor pedindo-Lhe sabedoria para saber como edificar o meu lar de acordo com Seus planos.* Devo entrar em "cada cômodo", passar "cinco minutos verificando se eles estão limpos, organizados, agradáveis, acolhedores e confortáveis." Devo me certificar se "eles passam a sensação de que foram cuidados."* Ao chegar nos quartos, devo verificar tudo e orar pelos donos.* Devo cuidar das camas - com lençóis limpos e cheirosos -, da mesa - com uma linda toalha e um arranjo de flores.* Devo cuidar carinhosamente e com planejamento das refeições.* Devo observar e cuidar da saúde de toda a família.* Devo cuidar, também, de mim mesma.* Devo procurar ler livros que me ensinem a poupar o tempo e tornar o serviço mais rápido.* Devo compartilhar com minhas filhas, noras e netas tudo que tenho aprendido a fim de que elas se tornem mulheres segundo o coração de Deus.* Devo transformar a minha casa em um "lar-doce-lar" e Deus não só me abençoará mas também a meu marido e filhos.
Que Deus nos abençoe nesta séria decisão que temos que tomar de transformar nossa casa em um lar.

Valdenira Nunes de Menezes Silva(Estudo parcialmente baseado no livro:"A Sabedoria de Deus na Vida da Mulher" de Elizabeth George)