Profetizando Vida onde há morte


Mensagem pregada pelo Pr. Noidy

Ezequiel 37
1 Veio sobre mim a mão do SENHOR; ele me levou pelo Espírito do SENHOR e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos,
2 e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos.
3 Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: SENHOR Deus, tu o sabes.
4 Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR.
5 Assim diz o SENHOR Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis.
6 Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito, e vivereis. E sabereis que eu sou o SENHOR.
7 Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso.
8 Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o espírito.
9 Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
10 Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso.
11 Então, me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados.
12 Portanto, profetiza e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Eis que abrirei a vossa sepultura, e vos farei sair dela, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.
13 Sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu abrir a vossa sepultura e vos fizer sair dela, ó povo meu.
14 Porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos estabelecerei na vossa própria terra. Então, sabereis que eu, o SENHOR, disse isto e o fiz, diz o SENHOR.

INTRODUÇÃO:

P O cenário pintado aqui é incrível! Digno das melhores produções cinematográficas dos nossos dias. Israel estava no cativeiro... o povo tinha sido tirado da sua terra e levado para a Mesopotâmia. O profeta Ezequiel não tinha a menor esperança de que a Nação pudesse voltar ao País de origem... De que pudesse ser restaurada.

...Num daqueles dias de dor, ele é visitado pelo Espírito Santo. Deus vem sobre ele, e lhe dá uma visão - O Espírito o toma e o leva a um vale aonde havia ossos e ossos de corpos que se amontoaram um sobre os outros...

Não só o leva pra lá, mas o põe no meio daquele cemitério... e não só o põe no meio, mas o força a andar no meio deles, e aí faz-lhe uma pergunta: ``Homem mortal, será que esses ossos podem ter vida de novo?´´ e a resposta dele é: ``Senhor, meu Deus, só tu sabes se podes ou não´´ e aí Deus diz: ``Profetiza para esses ossos. Diga a esses ossos secos que se ajuntem uns aos outros´´ e ele começa a falar :`` Ossos secos ajuntem-se...´´ - o espetáculo é “holliwoodiano” - “enquanto eu falava ouvi um barulho, eram os ossos se ajuntando cada um no seu devido lugar”.

P Imaginem só: vem aquele fêmur... (blóc...) e entra numa bacia. Aí vem artelhos de tudo quanto é lado (blululu...), um crânio vem rolando..., aquele barulhão!... E os esqueletos vão se formando... vão ficando em pé...

A seguir, Deus diz à Ezequiel: ``Homem mortal chame agora o Espírito, profetize para o vento. Diga que o Senhor está mandando que ele venha de todas as direções para soprar sobre esses corpos mortos a fim de que vivam de novo´´. E ele diz: “ó vem Espírito... vem do norte...vem do sul... vem do leste... vem do oeste... vem sobre esse vale de ossos secos para que vivam...” e o Espírito entra neles... e eles se transformam num exercito enorme, vivo e esperançoso. Aí o Senhor diz: “Ezequiel, assim como eu fiz com esse vales de ossos secos, Eu vou fazer com as esperanças de Israel, vou ajuntar os cacos... vou juntar os pedaços... Eu conheço pedacinho por pedacinho.... vou encaixar onde cada coisa se encaixa... eu vou refazer tudo. Vocês vão voltar pra terra de vocês... e quando estiverem lá, vão saber que Eu o Senhor disse isto e Eu fiz´´. Aleluia!

Nós temos inúmeras lições neste texto e vamos aprender bastante aqui, hoje. Então, vamos lá?!

I- DEUS É O DEUS DA REALIDADE.

O Espírito vem sobre ele e o força a constatar a realidade.... a confrontar o que existia... a perceber o caos que havia se instaurado... a ficar cara a cara com os cacos do mundo... O que eu vejo aqui é um Deus que faz o ser humano ficar cara a cara com o seu mundo real. Ele não o ilude ... não fica dizendo pra ele que as coisas estavam todas bem, porque elas não estavam bem.

O que isso tem a ver com a gente? Tem tudo a ver, porque na nossa sociedade existem muitos Vales de Ossos Secos, aqui mesmo, pode ter pessoas nesses vales e também porque temos a tendência de camuflar, desconversar, tentar fazer de conta que está tudo bem, quando na realidade, não está.

Deus não foge à realidade. Ele a mostra para restaurar... Deus ajunta os cacos da nossa existência, mas pra que isso aconteça Ele antes precisa fazer com que fiquemos cara a cara com os fatos.

São várias as áreas em que as pessoas podem se tornar secas:

1. NA ÁREA FAMILIAR: Infelizmente, tenho visto casais que se amavam tanto, se esfriando, deixando o amor morrer, não tem mais prazer de estar um com o outro, em casa.
2. NA ÁREA EMOCIONAL: Tenho sempre me referido a essa área, porque é uma área que tem atingido muita gente. Quanta gente triste, sem paixão, sem ânimo ...
3. NA ÁREA PROFISSIONAL: Nessa concorrência toda, gente que não consegue fazer o que gosta, que não consegue um trabalho, apesar de tantas qualificações.
4. NA ÁREA SENTIMENTAL: É interessante, que os rapazes dizem que as mulheres não querem saber de compromissos sérios e as mulheres, dizem que são os homens. Na realidade, está todo mundo com medo de se doar.
5. NA ÁREA ESPIRITUAL: Esta é uma área muito especial, porque “secou” aqui, seca todas as demais. Mesmo que consiga se realizar em outras áreas, estará sempre faltando alguma coisa. Por outro lado esta é uma área onde muita gente tem se descuidado. Gente que tinha “fogo”, gente que era apaixonada, gente que era comprometida, “desviaram o foco”. E esta é uma área onde normalmente as pessoas têm mais dificuldade para admitir.

Como você pode saber se os seus “ossos” estão secando?
1. Quando você perde o prazer de ir a Igreja;
2. Quando você perde o prazer na oração;
3. Quando você perde o prazer de ler a Bíblia;
4. Quando você até vem à Igreja, cita a Bíblia, mas já não produz aquela motivação, alegria, entusiasmo que já provou anteriormente; quando as “coisas” do Senhor, já não o excitam mais;
5. Quando você começa a se esquivar de falar sobre as “coisas” do Senhor;
6. Quando você começa a racionalizar as situações e o pecado;
7. Quando sua profissão, seus estudos, suas prioridades, começam a ser outras, que não cumprir o propósito de Deus para a sua vida;

Importante: Deus sabe como tem sido a sua vida - tenha coragem de ir com Ele para o meio do vale de ossos secos... de dizer: “essa é a minha situação... essa é a minha vida”

II- DEUS PODE MUDAR A REALIDADE

A- A pergunta de Deus

Ele faz uma pergunta perturbadora: “Escuta, por acaso esses ossos podem viver de novo?...isso aí tem jeito?... você acha que uma virada é possível Em síntese: “Você acredita que a situação pode mudar?”

Deus é direto, sem rodeios. Ele vai ao cerne das questões ....
Deus está querendo saber se você acredita que a sua vida tem jeito... que o seu futuro é possível... Ele está querendo saber se você crê que a sua vida pode ser reconstruída... A grande pergunta dEle é: “será que dá pra gente fazer alguma coisa juntos?”

B – A resposta do homem

“SENHOR Deus, tu o sabes” - Foi uma resposta “patropiniana” – “sei lá, entende!”. Ele estava na mesma situação de Asafe. Não tinha “caído” da fé, mas também não estava nos seus melhores dias. Mas Deus é especialista em juntar os ossos, mesmo que estejam secos..... É especialista em juntar os cacos.

B- A resposta de Deus.

“...homem mortal profetiza sobre esses ossos secos, e diga que se ajuntem... e que os ossos se cubram de tendões... e os tendões se cubram de carne... e as carnes se cubram de pele... e os corpos refeitos sejam cheios do Espírito da Vida...”

1. Deus quer despertar em nós, fé; quer que a mente seja tomada pela imaginação profética.

Sabe o que é imaginação profética? È conseguir ver pra além da realidade.... é ver aquilo que a realidade pode vir a ser.

Deus mostra a realidade fúnebre, desoladora, de morte... Mas não fica só na visão do caos... da morte, Ele olha pra frente e já começa a ver um ser em potencial. Essa situação está assim, mas não é assim. Veja a morte, para valorizar a vida que darei...

A nossa tendência é ver a morte e chorar, lamentar ... já era! Deus olha pra aqueles cadáveres, mas não vê cadáver, vê corpos que podem ser cheios de vida, e se transformarem num exército.

2. Deus quer despertar nós, vida.

“Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos ...Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis”

Às vezes vemos coisas tão diferentes disso.

1. Pais que declaram cada bobagem a respeito de seus filhos, que dá dó: “meu filho é um preguiçoso... é um porco... não faz nada que preste...” Pessoas que agem assim geralmente ganham filhos que declaram ser!
2. Pessoas que declaram bobagem a respeito de si mesmo. “eu sou um azarado, para mim, nada dá certo, tudo de ruim vem sobre mim” – Ex. do Dr. Edgar – Você não quer que isso aconteça? Não declare.
3. Não declare o que você não quer que aconteça para você, para os seus queridos, para o seu país, para a sua Igreja.

“Se você não quer se meter em dificuldades, tome cuidado com o que diz”
Prov. 21:23

· Nunca mais direi:
1. “eu não consigo”, pois “tudo posso naquele que me fortalece” – Filip. 4:13
2. “não tenho”, pois “o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus, cada uma de minhas necessidades” – Filip. 4:19
3. “tenho medo”, “porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder ...” II Tim. 1:7
4. “não tenho fé”, porque eu tenho “a medida da fé que Deus repartiu a cada um” Rom. 12:3
5. “sou fraco”, porque “O Senhor é a fortaleza da minha vida” Salmo 27:1
6. “sou um derrotado”, porque “... Deus em Cristo sempre me conduz em triunfo” II Cor. 2:14
7. “sou ansioso”, pois estou “lançando sobre Ele toda a minha ansiedade, porque Ele tem cuidado de mim” I Pedro. 5:7
8. “sou um ignorante”, pois “Cristo Jesus... se tornou da parte de Deus (minha) sabedoria” – I Cor. 1:30

Deus está nos ensinando a construir um futuro pela nossa mente e chamá-lo à existência... olhe pra vida com imaginação profética, e você vai ver o que pode acontecer na sua vida.

3. Deus quer despertar em nós, Esperança.

Hoje fala-se muito em positividade. É bom quando a gente tem um pensamento positivo pra vida, mas não há nada comparável com ter a mente cheia das promessas da Palavra do Senhor, porque as promessas da Palavra do Senhor são fiéis e o Senhor vela por cada uma das suas promessas para as cumprir. O v.4: diz: ``Profetize para esses ossos...´´ Diga o que pra eles? “...que dêem ouvidos a mensagem do Senhor... a palavra do Senhor”. Não é o que eu quero, sonho ou gosto - é dar ouvido à mensagem do Senhor. Ele diz o que é para ser feito, o que Ele quer.

· Você sabe o que Deus quer para você?

“Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o SENHOR, quem está falando” Jeremias 29:11

“em verdade vos afirmo que, se alguém disser .... e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será” – Marcos 11:23

Isso é muito mais do que exercício de positividade humana, você está fazendo um pacto com Deus, com coisas que Ele tem prazer em zelar e cumprir. Precisamos aprender das promessas de Deus. A dizer o que Deus diz sobre a minha vida, sobre a minha saúde, sobre as minhas finanças, sobre as minhas forcas, sobre todas as bênçãos que me tem prometido na Sua Palavra.

Preste atenção: O que Deus faz, via de regra é por meio de um processo. Eu estou ressaltando isso, porque tem gente que houve uma palavra dessa aqui, e diz: “eu vou chegar lá em casa e eu vou encontrar o Geraldo, e ao invés dele me dar aquele beijo com gosto de “ 51” (que ele tem me dado nos últimos 20 anos... que ele dá e eu fico de fogo, não por causa do amor, por causa do álcool mesmo...) mas hoje vai ser diferente... depois do que eu escutei aqui, ele vai me dar um beijo com hálito de maçã”

Aí sai daqui alegre confessando a Palavra... feliz, chega em casa, lá vem o Geraldo, e ela dá de cara com aquele “buldogue”: (de fogo) “vem cá, me dá um beijo” – “Ah meu Deus, a Palavra do Senhor falhou... vai ver essas coisas só acontecem na vida dos outros, na minha não!”
Sabe o que é isto? Romantismo imediatista, um sentimento muito comum dos nossos dias.
Deus falou isso pra Ezequiel, mas sabe quanto tempo depois isso veio se cumprir? 70 anos.
Não significa que teremos de esperar 70 anos, mas que Deus tem o tempo Dele operar. Isso nos ensina que quem crer, verá transformações, milagres. Precisa acreditar, precisa perseverar. Ele falou, Ele fará.

Quem não tem fé, permanece no vale de ossos secos.
Quem não tem perseverança não vê milagres.
- Se você (meu querido quer começar a transformar vale de ossos secos, em outra coisa... em manancial de águas... em jardim... em exército poderoso, aposte toda sua esperança na fidelidade da Palavra de Deus, e você não se frustrará.

4. Deus quer despertar em nós, dependência.

Eu posso ser o melhor marido, mas só o Espírito dá vida...
Eu posso ser o mais inteligente administrador, mas só o Espírito dá vida...
Eu posso ser o mais íntegro e irrepreensível de todos os homens, mas só o Espírito da vida...
Eu posso ser o crente mais zeloso, mas só Deus dá vida.
O melhor de mim sem Jesus, sem o Espírito de Deus, é nada... é cadáver.

CONCLUSÃO:
9 Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o SENHOR Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
10 Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso.

Hoje o Senhor me trouxe aqui para ajudá-lo a profetizar sobre esses cadáveres da sua existência... sobre esse vale de ossos secos que se tornou a sua vida.

Ele me trouxe aqui para anunciar as suas mais profundas e amorosas intenções para com você... pra te dizer que ele quer transformar ossos secos, em mananciais de águas... em jardim... em celeiros abarrotados... quer fazer de você um soldado valente, e da SHALOM um exército sobremodo numeroso e vencedor.

Quantos crêem nisso? Vamos orar
Vamos invocar o Espírito do Senhor sobre nós?... o Espírito de Vida?