A INTEGRIDADE DA PALAVRA DE DEUS


Dia a dia, defrontamo-nos com dois mundos paralelos:
1- O MUNDO das PESSOAS que NÃO CONHECEM A DEUS;
2- O MUNDO das PESSOAS que CONHECEM E SEGUEM a DEUS.
Estes dois mundos "andam" lado a lado.
Cada nação, povo, tribo, casta, grupo étnico, etc, vive de acordo com um padrão de vida estabelecido - baseado em tradições, conceitos morais, religiosos, espirituais, etc. E não há mal nenhum nisso!
Por natureza, o ser humano tem necessidade de seguir "algo", "alguém"; tem necessidade de se organizar - ter um alvo, um padrão de vida a seguir.
Muitas pessoas tomam como INTEGRIDADE DE VIDA:
- estudar, mandar os filhos para a escola; cursarem e atingirem o título de doutor;
- outras, preferem estabelecer bons negócios, que lhe proporcionem grandes lucros ( sinal de aumento de capital );
- outras ainda, têm como alvo na vida, o casamento (construir um lar), fazer o "seu mundinho", e está a vida completa (não precisam de mais nada).
Claro está, que não há mal nenhum em tirar um curso, fazer um bom negócio, casar e lutar por ter um bom relacionamento no casamento, etc! Mas, existe um mundo completamente diferente, daquele que a maioria das pessoas conhece, e que, no entanto, está ao alcance de qualquer ser humano.
Chamamos ao Mundo daqueles que conhecem e seguem a Deus de Cristão.
Então pôe-se a pergunta: "O Que é Isso de Ser Cristão? Ou Qual é a sua Linha de Pensamento?"
Cristianismo não é uma religião ou conjunto de regras de "não faças", "não toques", "não uses"!!!
Cristianismo é um modo diferente de viver - é o ser humano a viver de acordo com o MANUAL dado pelo Seu FABRICANTE ou CRIADOR.
Ao criar o Homem, Deus instituíu um modo bem distinto para ele viver neste planeta, e este é o único que funciona.
ENTÃO, COMO PODEMOS CONHECER ESSE PLANO DE VIDA?
A Bíblia é o MANUAL Para o Ser Humano ( deixado pelo Criador ). É o Livro mais fantástico que existe! Nele se encontram as instruções de Deus para a Humanidade!
À semelhança de qualquer manual, caso você não cumpra à letra as instruções nele descritas, não usufruirá da VIDA a sério - VIDA ABUNDANTE - que O Criador planeou, ao criá-lo, a si.
Por exemplo: quando você compra um automóvel, recebe juntamente um Manual (ou livro de instruções - qual a calibragem dos pneus, se deve pôr água ou não, etc). No caso de querer que o carro funcione bem, terá de obedecer integralmente as instruções do Manual. Caso contrário, num curto espaço de tempo deixará de ter automóvel!
O mesmo se passa com o Homem. A determinada altura lemos no seu MANUAL ...
Mateus 7:24-27 - "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caíu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caíu, e foi grande a sua queda".
Vemos aqui dois tipos de pessoa:
1º) A que OUVE (ou lê) e PRATICA o que encontra no Manual - Prudente;
2º) Aquela que OUVE mas NÃO PRATICA - chamada de "tola".
Como já referi, existem aquelas pessoas que pensam que cursar, viver apenas para a família, fazer bons negócios, é o suficiente para ter uma vida feliz. No entanto, não é isso que diz o Manual. É necessário lê-lo na íntegra e praticá-lo porque nem tudo na vida corre sempre bem.
Na vida, acontecem coisas que você não preparou, não desejou, nem sequer esperava! Como por exemplo, doenças incríveis, problemas familiares, filhos drogados, crises económicas, problemas no emprego, etc, que o deixam completamente desorientado, sem rumo na vida.
E porquê tudo isso? Porque você não quer fazer, ou desconhece a Vontade de Deus.
QUEM OUVE E PRATICA
Em alegoria, a Bíblia ensina que, a nossa vida é semelhante a uma casa. Os problemas são assemelhados aos temporais, ou tempestades.
Quando um problema "bate à porta" daquele que está firme na Palavra de Deus, isto é, ouve e pratica as instruções do Manual, essa pessoa, não vai desanimar ou ser vencida pelas contrariedades. A sua casa está segura na Rocha. Os temporais não a tiram do lugar em que está. A pessoa faz a Palvra de Deus e tem sempre vitória sobre as adversidades, atinje a Vida em Abundância.
QUEM OUVE E NÃO PRATICA
Podemos pensar num engenheiro civil, que embora conhecendo as regras de construção civil, não as pôe em prática; constrói uma casa em cima de areia. O que vai suceder a essa casa? Vai cair de certeza - os temporais são mais fortes que os seus alicerces.
Mas, por exemplo, um bom engenheiro tem de "estudar" as chuvas e o caudal dos rios para calcular a construção de uma ponte.
Científicamente, sabe-se que de cinco em cinco anos, existe uma "chuva" que é maior que as outras todas.
Se a ponte não estiver calculada e construída devidamente, na altura dessa chuvada, ela cairá e destruir-se-á.
Por isso, a Bíblia chama de "Tolo", àquele que sabendo das instruções do Manual não as leva em conta e, faz a sua vida de acordo com o que ele pensa ou acha que deva funcionar a humanidade.
Quando os problemas os ultrapassam, revoltam-se contra tudo e todos dizendo: "Porquê a mim? Porquê a mim, ó Deus? Que mal é que eu fiz?" Na realidade, o único mal que fez, foi construir a sua vida baseado no que "eu acho ..." e não no que a Palavra de Deus diz. A sua Casa não estava alicersada na Rocha!
Vejamos agora, de um modo mais detalhado, o que é a Bíblia, qual o seu Autor, como foi que Deus se revelou ao Homem, para que serve a Bíblia, quais as divisões da Bíblia, o que significa um Testamento e porquê um Novo Testamento.
O QUE É A BÍBLIA?
A Bíblia, ou a Palavra de Deus, é a mensagem de Deus para o Homem.
A palavra Bíblia vem de uma outra Biblion, que quer dizer, "muitos livros".
Quando Deus fez o Homem à Sua imagem e semelhança, como nenhum outro ser, ele habitava, passeava e falava com o Homem. Mas, pela transgressão e quedad e Adão, o pecado veio ao mundo.
Para desfazer as obras do diabo e libertar-nos do pecado, Deus enviou Jesus Cristo à terra. Ele tem para nós uma Mensagem que está contida na Bíblia.
QUEM É O SEU AUTOR?
O Autor da Bíblia é o próprio Deus. No entanto, este livro foi escrito por homens, mas inspirados pelo Espírito Santo.
II Timóteo 3:16 - "Toda a Escritura, divinamente inspirada, é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça".
Não sei precisar qual o jornal, mas tomei conhecimento que, algures, foi publicado um artigo bastante interessante. Certos cientistas quiseram provar que a Bíblia era apenas um livro de histórias. Num computador, puseram vários dados referentes a Profecias, e chegaram à conclusão matemática da impossibilidade deste Livro não ter sido escrita por uma Identidade Superior.
Os cientistas chegaram a esta conclusão, porque do primeiro ao último livro, se fazem referências a uns e outros, obedecendo a uma interligação muito grande, apesar da Bíblia ter sido escrita ao longo de milhares de anos, e os seus intervenientes escreverem de diferentes partes do mundo sem se conhecerem entre si.
Esta sincronia deve-se ao facto dos homens que escreveram a Bíblia terem sido inspirados pelo Espírito Santo. A grande prova está em Deus confirmar a Sua Palavra com sinais e maravilhas.
COMO DEUS SE REVELOU AO HOMEM?
Ao longo dos tempos, Deus tem-se revelado ao homem de diversos modos:
1º) Directamente
Ao princípio Deus revelou-se directamente como aconteceu nos tempos de Abraão e Moisés.
2º) Através de Jesus - A Palavra Viva
Ele é a imagem fiel de Deus. Se quer saber como Deus é, olhe para Jesus.
3º) Através da Bíblia
Quando o homem se separou de Deus, perdeu a sua glória, ficou um ser mortal. Imagine o que aconteceria a uma pessoa sem Jesus, ainda não regenerada, se Deus lhe aparecesse! Certamente morreria, por não poder suportar a Glória de Deus. Assim, Deus arranjou um processe de nos proteger, deixando a sua Vontade escrita num papel, a Bíblia - qualquer pessoa pode manusiá-la.
PARA QUE SERVE A BÍBLIA?
1º) Para Deus mostrar o Seu Plano de Salvação do Homem, através de Jesus Cristo;
2º) Para Deus mostrar a Sua Vontade para todas as áreas da vida humana levando-o a encontrar o caminho da salvação.
DIVISÕES DA BÍBLIA
A Bíblia divide-se em duas grandes partes:
1ª - O Antigo ou Velho Testamento
2ª - O Novo Testamento
O Velho Testamento é composto por 39 livros
(Gênesis; ëxodo; Levítico; Números; Deuteronómio; Josué; Juízes; Ruth; I e II de Samuel; I e II de Reis; I e II de Crónicas; Esdras; Neemias; Ester; Job; Salmos; Provérbios; Eclesiastes; Cantares de Salomão; Isaías; Jeremias; Lamentações de Jeremias; Ezequiel; Daniel; Oséias; Joel; Amós; Obadias; Jonas; Miquéias; Naúm; Habacuque; Sofonias; Ageu; Zacarias e Malaquias).
Por exemplo: Gênesis fala-nos da criação do mundo e do homem; da vida dos primeiros grandes homens de Deus, como Abraão, Noé, etc. ëxodos, relata-nos a história do povo escolhido: sendo escravizado por satanás, através do povo egício, foi libertado pelo poder de Deus - da escravidão para a Terra Prometida.
O Novo Testamento é referente à epoca após o nascimento de Jesus Cristo até aos dias de hoje e é composto por 27 livros.
(Os Evangelhos - Mateus, Marcos, Lucas e João. Actos dos Apóstolos. Epístolas de Paulo aos - Romanos; I e II Coríntios; Gálatas; Efésios; Filipenses; Colossenses; I e II Tessalonicenses; I e II Timóteo; Tito; Filemón; Hebreus. Epístolas de: Tiago; I e II de Pedro; I, II e III de João; Judas e Apocalipse).
Os quatro primeiros livros são chamados de "Evangelhos" ou "Boas Novas". Relatam a vida de Jesus. Aqui, podemos ler àcerca dos Seus inúmeros milagres (cura de enfermidades, ressurreição de mortos, expulsão de demónios, etc).
A seguir lemos os Actos dos Apóstolos - um livro maravilhoso:
- inicia-se com o derramamento do Espírito Santo (a entrada da Terceira Pessoa de Deus na terra);
- relata os milagres efectuados pelos apóstolos depois de Jesus ter subido ao céu.
Desde essa altura, até aos dias de hoje, todos nós temos a comissão de ir e pregar o Evangelho, expulsar demónios, curar os enfermos, etc. Fazemos isto em vez de Jesus - somos seus embaixadores.
Podemos dizer que os Actos dos Apóstolos é o único livro que ainda não está por acabar, porque ele é escrito todos os dias, sempre que Deus faz algo na sua ou na minha vida.
Depois do Livro de Actos lemos as cartas dos apóstolos Paulo, Pedro, João, Tiago e outros, escritas a várias igrejas e cristãos.
Já no tempo de Apóstolos, não existia apenas uma Igreja, mas várias. Isto não quer dizer que existissem doutrinas variadas. Haviam sim muitas igrejas locais. Jesus não veio instituir denominações mas sim o Reino de Deus.
O Novo Testamento termina com o Apocalipse. O livro que revela as coisas que estão para acontecer.
O QUE SIGNIFICA UM TESTAMENTO?
É um pacto, uma aliança feita entre duas entidades ou pessoas.
Neste caso, Deus fez um pacto com os Homens.
Estamos a falar do Velho Testamento, no tempo em que Deus tinha uma aliança com os Homens, mas que todos falharam.
Deus queria ajudar a Humanidade mas não porque os pactos eram quebrados pelo Homem. Como solução Deus enviou seu Filho Jesus que foi 100% Homem e 100% Deus, e nunca quebrou o Pacto - continua a valer e é Eterno.
Jesus foi homem para poder fazer um Pacto; foi Deus para transmitir ao Pai as nossas fraquezas e necessidades.
PORQUÊ UM NOVO TESTAMENTO?
Porque no Velho Testamento, todos os homens que Deus procurou falharam. Deus fez uma nova aliança com o Homem enviando Jesus que derramou o Seu sangue sem nunca quebrar o Pacto.
Em tom de conclusão, leiamos a seguinte passagem bíblica:
João 15:7 - "Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito".
Aqui, Jesus estava a mostrar um dos grandes segredos da vida vitoriosa.
Alguns cristãos pensam que pelo facto de já terem entregue a sua vida a Jesus, tudo passa a acontecer automáticamente, a vida endireita instantâneamente. Não é assim! Se você quer ser abençoado precisa estudar e meditar na Palavra de Deus, tê-la dentro de si, no seu coração.
Tudo se processa à semelhança da pessoa que comprou o automóvel e que necessita consultar o manual de instruções, para que aquele funcione perfeitamente.
O cristão deve consultar o MANUAL que Deus lhe deu.
O discípulo de Jesus é aquele que O segue, e dá muitos frutos. Não precisamos apenas de estar com Jesus mas ter a Palavra dentro de nós.
O cristão não se deve contentar apenas em possuir o Manual, mas lê-lo, estudá-lo e guardá-lo no coração.
O BENEFÍCIO É TODO SEU, SE VOCÊ CONDUZIR A SUA VIDA SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS.
Isaías 55:8-11 - "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos".
Baseando-se nesta paasagem bíblica, muitos cristãos dizem: "Aleluia! É tão difícil saber os pensamentos de Deus porque eles são mais altos que os nossos. Glória ao Senhor! Nunca se sabe o que o Senhor quer fazer ..." Mas isto não é verdade. É mentira!
Os caminhos e os pensamentos de Deus são mais altos que os nossos, mas Deus deixou-nos a Sua Palavra para nós para sabermos qual é a Sua Vontade.
É básicamente sobre isto que nós vamos estudar hoje - A Palavra de Deus.
No versículo 11 de Isaías 55 diz: - "Assim será a palavra que sair da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, antes, fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei".
Vemos então que Deus sempre cumpre com a Sua Palavra, daí o título destes estudos serem a "Integridade da Palavra de Deus".
Deus e a Sua Palavra são Um. Logo, se Deus não cumprisse com a Sua Palavra tinha de se destruir, porque Ele não é mentiroso. Continuando com o tema a Palavra de Deus, vamos desenvolver alguns pontos de extrema importância:
1- A Palavra é Deus a Falar-lhe
A Palavra de Deus é Deus a falar connosco. Deus deixou-nos a Palavra para que nós soubessemos a Sua Vontade; é como se Deus estivesse a falar consigo.
Deus tem várias maneiras de falar com o Mundo:
a) Através da Sua Palavra - a Bíblia
b) Através do nosso espírito - isto é para aqueles que já tenham Jesus como seu Salvador, para as pessoas nascidas de novo. Aquelas que possuem o Espírito de Deus dentro de si e portanto, podem ouvir a voz de Deus através do seu espírito.
c) Através de sonhos e visões.
Atenção! É preciso ter cuidado porque todos os sonhos e visões têm de estar sempre de acordo com a Palavra de Deus, porque o diabo também sabe dar sonhos às pessoas.
Como é que você sabe da diferença? Se esse sonho ou visão não estiver de acordo com a Palavra de Deus, não pode vir d'Ele.
2- A Vontade de Deus Está Contida na Sua Palavra
Isto é, se você quiser saber qual a Vontade de Deus para um determinado assunto, não vai perguntar ao vizinho a opinião dele, vá procurar a resposta na Bíblia.
Para além de olhar para a Palavra de Deus quem quizer saber a Sua Vontade tem de olhar para Jesus, porque Jesus só fez e apenas faz a Vontade do Pai.
Se quiser conhecer bem Deus, olhe para Jesus - João 14:7-9.
Nesta passagem, Filipe estava a falar com Jesus dizendo: "Senhor, mostra-nos o Pai". Como quem diz "Como é Deus o Pai?".
E Jesus respondeu-lhe: "Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai."
Você pode perguntar: "Porque é que isto é tão importante?"
Porque Jesus uma vez disse: "Conhecereis a verdade e ela vos libertará".
Se quiser saber a Vontade de Deus e como Ele é olhe para Jesus.
Aquilo que Ele fez foi sempre de acordo com a Vontade do Pai. E isto exclui ideias erradas que muitas pessoas têm pensando que Deus nos quer corrigir partindo-nos as pernas, dando um acidente, etc.
Vê alguma passagem na Bíblia em que Jesus fizesse isso?
Claro que não, porquê? Porque a Vontade de Deus não é essa. Por isso é tão importante olhar para aquilo que Jesus fez.
Assim como o Pai é Jesus é. Você não vê na Bíblia algum exemplo de alguém que vinha ter com Jesus e ele dissesse: "Olha, agora estou muito ocupado, não te posso curar"; ou dizer, "Olha, eu acho que deves continuar doente porque tens de aprender uma lição".
Viu algum caso desses? Nunca!
João 5:19 - " Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho, por si mesmo, não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer ao Pai; porque, tudo quanto ele faz, o filho faz igualmente."
Jesus fez tudo o que via Deus o Pai fazer. Portanto, se nós quisermos saber a Vontade do Pai, diante duma determinada circunstância, olhe para Jesus e veja como Ele fez e é assim que Deus faz também.
A Bíblia fala-nos do caso da mulher adúltera que pecou e foi apanhada no próprio acto e os irmãos da Igreja queriam apedrejá-la. O que Jesus fez? Jesus disse-lhes: "Aquele que não tiver pecado, atire a primeira pedra".
Glória a Deus! Se quiser ver como Deus é, olhe para Jesus.
b) O que Jesus fez?
- Curou os cegos;
- Libertou os cativos do diabo;
- Trouxe salvação, esperança, uma vida nova, etc.
Tanta gente pensa o contrário de Deus. Na verdade aquilo que muitas pessoas pensam de Deus faz D'Ele um criminoso.
Uma vez, Jesus foi a Nazaré e estava a ensinar numa das sinagogas e foi-lhe dado o livro do Profeta Isaías e Ele procurou a passagem que queria compartilhar com o povo e então leu:
Lucas 4:18-21 - "O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, e dar vista aos cegos; a pôr em liberdade os oprimidos; a anunciar o ano aceitável do Senhor. E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta escritura em vossos ouvidos."
Nestes versículos Jesus estava a dizer que a missão dele aqui na terra estava baseada naquela Escritura.
Jesus cumpriu a sua missão e a Bíblia fala em quase todas as páginas dos evangelhos das suas maravilhas.
c) Hoje, Jesus não está na terra. Como posso então olhar para Jesus?
Muitos irmãos dizem: "Ah! Se fosse no tempo em que Jesus esteve aqui... isso é que era bom! Eu chegava ao pé de Jesus, ele tocava-me e ficava curado".
Jesus não está na terra físicamente, mas pode saber a Sua vontade olhando para a Palavra.
João 1:1-3 - "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez."
O Verbo quer dizer a Palavra, e esta e Jesus são Um, como está escrito em João 1:14: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade."
Jesus, ou a Palavra, se fez carne e habitou entre nós. Não podemos ver Jesus com os nossos olhos físicos, mas se quiser olhar para Jesus tem um modo muito certo de o fazer - Olhe para a Palavra de Deus.
Jesus e a Palavra são Um.
Vamos dar uma aplicação prática deste assunto, por exemplo: Quando Pedro e os outros discípulos estavam a atravessar o lago levantou-se uma grande tempestade e o barco ia inundando-se. Jesus vendo-os, caminhou por cima do mar e foi ter com eles. Pedro ao ver Jesus saiu do barco e andou por cima das águas. É um milagre! Só que Pedro, sentindo o vento forte, teve medo e deixou de olhar para Jesus pondo os olhos no problema.
Sabe o que lhe aconteceu? Começou a afundar-se. Porquê? Porque tirou os olhos de Jesus e pôs no problema. Se você hoje precisa de um milagre da parte de Deus tem de tirar os olhos dos problemas e olhar para Jesus.
E como pode olhar para Jesus se não o vê?
Olhe para a Palavra de Deus.
c) Se quer saber
A Vontade de Deus para - Cura Divina, Salvação, Baptismo no Espírito Santo, Prosperidade Financeira, Família, Emprego e Negócios - procure-a na Palavra e achará a resposta para a sua necessidade.
Se está doente olhe para a Palavra de Deus e diga: "Glória a Deus! Pelas pisaduras de Jesus, eu já fui sarado".
Se é um problema financeiro diga: "Aleluia! Tenho todas as minhas necessidades supridas pelo poder de Deus".
Assim, você está olhando para a Palavra e como Deus zela sobre ela para a fazer cumprir, Deus vai fazer esse milagre na sua vida".
3- A Palavra de Deus Nunca Mudará
Mateus 24:35 - "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão-de passar".
Jesus estava a dizer que o céu e a terra poderão terminar mas a Palavra de Deus não passará. Este mundo vai terminar um dia, mas aquilo que Deus instituiu jamais acabará.
A Palavra de Deus foi o Manual de Deus para estabelecer o nosso modo de viver através das regras que ele instituíu.
Não governe a sua vida através de outras coisas, procure a resposta da sua necessidade na Bíblia.
Deus não muda. Quem é que tem de mudar?
É você e eu; não é Deus que tem de se acomodar aos seus pensamentos e às suas teorias, é você e eu que temos de mudar porque Deus é o SENHOR.
4 - Faça da Palavra a Autoridade final na sua vida.
O que é que isto significa?
Quando alguém lhe diz para proceder de uma maneira e você sabe que a Bíblia ensina o contrário faça da Palavra a autoridade final na sua vida, ponha em prática aquilo que Deus diz e verá prosperidade.
a) Mateus 6:33 - "Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas".
Neste capítulo Jesus estava a falar para as pessoas não andarem preocupadas e ansiosas com o dia de amanhã.
Deixe de se preocupar porque essa situação nada resolve, ponha em primeiro lugar o Reino de Deus e tudo lhe será acrescentado.
b) Prioridades correctas na sua vida
1º) Deus
2º) Marido/Mulher
3º) Filhos
4º) Emprego
5º) Amigos, etc ...
Algumas pessoas têm a vida destruída porque as prioridades estão trocadas. Não pôem Deus em primeiro lugar e depois não sabem porque é que têm os problemas.
Outros servem a Deus mas poêm os filhos acima do marido ou mulher.
Por exemplo: Se puser um pneu no lugar do volante e este na roda, se modificar todos os lugares do carro vai acabar por destruí-lo.
As prioridades que vimos acima foi que Deus quem instituiu.
c) Não seja guiado pela - Sociedade
- Moda
- Amigos
- Emoções, Sentimentos
- Mente
d) Seja guiado pela Palavra.
Se algo lhe diz "faz assim", mas a Palavra diz para fazer doutra maneira faça o que a Palavra disser.
e) Diga o mesmo que a Bíblia diz acerca de si.
Se o seu corpo diz "estou doente", mas a Bíblia diz "está curado", então faça da Palavra a Autoridade final.
5 - A Palavra Educa - II Timóteo 3:16 e 17
Ou seja com a Palavra de Deus. Deus ensina
Deus corrige
Deus castiga
( Deus não castiga partindo-lhe pernas )
Por exemplo: Se um pai for acusado de partir as pernas a um filho, ele irá ser condenado e proválvelmente preso. No entanto muita gente acusa Deus de ser assim.
Deus corrige, ensina e castiga os seus filhos pela Sua Palavra.
Quando nós aprendemos que Ele é um bom Pai, conseguimos receber as suas bençãos. Às vezes, é você quem tem problema em receber algo de Deus - Ele está mais desejoso de o curar do que você de receber a Cura Divina; a maior parte das pessoas não acredita que isso seja possível. Por isso, não conseguem receber nada.
6 - Fé só vem por ouvir a Palavra
Romanos 10:17 - "De sorte que a fé é pelo ouvir, eo ouvir pela Palavra de Deus".
Fé só vem por ouvir a Palavra de Deus, e sem fé ninguém pode agradar a Deus.
A fé é a força que traz a si o que Deus já lhe deu e afasta de si aquilo que o diabo lhe tenta dar.
7 - Regras de ouro
Moisés foi guiado por Deus para levar o povo israelita da escravidão para a terra prometida.
Depois de Moisés morrer, Deus incumbiu Josué para levar os milhões de pessoas para a terra prometida. É natural que Josué tivesse temeroso e preocupado porque não era fácil guiar três milhões de pessoas.
Glória a Deus! Deus falou com Josué ( Josué 1:1-8 )
Estas promessas são para nós hoje. No versículo 6 Deus diz: - " Esforça-te e tem bom ânimo"
Temos de nos esforçar e fazer a nossa parte. O Senhor não é Deus preguiçoso!
O Segredo de Deus está no versículo 8: - "Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele, dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho, e, então, prudentemente te conduzirás."
Deus deu uma tarefa muito difícil a Josué, humanamente falando, e deu-lhe promessas. Ensinou-lhe o segredo de ouro para ele vencer.
Preste atenção! O versículo 8 é o segredo de ouro para você vencer na vida e chegar é terra prometida, ou seja, uma vida em abundância com tudo o que Deus tem para nós.
Fale apenas o que a Palavra de Deus diz.
Confesse as promessas de Deus para a sua vida e medite nelas sempre.
Repare na seguinte frase: "...porque, então farás o teu caminho..." É você que fará prosperar o seu caminho e não Deus.
Quando meditamos na Palavra, nós começamos a pensar como Deus pensa e logo a seguir agimos tal e qual como Deus agiria se Ele estivesse na nossa posição. Então você terá o mesmo SUCESSO que Deus teria se estivesse no seu lugar. Se você fizer isto vencerá em todas as áreas da sua vida.
O Grande Segredo do cristianismo é aprender e praticar a Palavra de Deus.

1 - Conheça os Pensamentos de Deus
Para você alcançar o que Jesus tem para si, ainda neste mundo e no vindouro, necessita saber qual a Sua Vontade para o ser humano.
Isaías 55: 8-11 - "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como os céus são mais altos do que a Terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não torna, mas rega a terra, e a faz produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes, fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei."
Acerca destes versículos, muita pessoas dizem: - "Está a ver? Os caminhos de Deus e os seus pensamentos, são mais altos que os nossos, por isso nunca se sabe o que Deus irá fazer; nunca se sabe a vontade de Deus!"
Na verdade, os caminhos e os pensamentos de Deus são mais elevados que os nossos, mas Deus nos quer ensiná-los. Por isso, é que Deus nos deixou a sua Palavra, a Bíblia, onde está escrita a vontade de deus para os Seus filhos.
2 - O Segredo De Deus Para Uma Vida de Sucesso
Antes de lhe falar deste segredo, deixe-me contar o seguinte. Depois de Moisés morrer, Deus escolheu Josué para seu sucessor. este, estava receoso pois tinha de conduzir três milhöes de pessoas do Egipto para a Terra Prometida.
Então Deus ensinou-lhe um Grande Segredo para ele vencer, e este segredo é também para os nossos dias.
Josué 1:8 - "Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele, dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho, e, então, prudentemente te conduzirás"
Onde diz "O Livro desta Lei" está a referir-se à Palavra de Deus. Deve ler e meditar no que está escrito na Bíblia, porque se fizer isto fará prosperar o seu caminho.
1º) Não se aparte da tua boca o livro desta lei
Veja! Não é Deus que fará prosperar o seu caminho, é você! "Então, FARÁS … ( Você fará ) prosperar o teu caminho
2º) Medita nele, dia e noite
Para fazer prosperar o seu caminho precisa de meditar e encher o coração com a Palavra de Deus para ficar a pensar o mesmo quie Deus pensa e a agir do mesmo modo que Deus agiria se estivesse em seu lugar. E, como Deus nunca falha irá ter o mesmo sucesso que Ele.
3º) Para que tenhas cuida de fazer …
Se você têm a Natureza de Deus e fôr em tudo imitador de Jesus, veja o que Ele diz: "Quem crer em mim, fará as mesmas obras que eu faço, e maiores ainda"
Onde Está O Segredo? NA PALAVRA DE DEUS
3 - Nem Só de Pão Viverá o Homem
Em Deuteronómio e Lucas temos o mesmo versículo. Observe:
Deuteronómio 8:3 - "... para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas que, de tudo o que sai da boca do Senhor, viverá o Homem"
Lucas 4:4 - "E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só do pão viverá o homem, mas de toda a Palavra de Deus"
Nesta passagem Jesus foi tentado, no deserto, pelo diabo, mas Jesus venceu-o com a Palavra de Deus.
O que significa estes versículos?
O Homem é um Espírito, tem uma alma e habita dentro de um corpo.
É do Espírito do Homem que procedem as forças da vida, por isso, você terá de alimentar o seu espírito com a Palavra de Deus.
Muitas pessoas têm três refeiçöes quentes por dia, mas apenas alimentam o seu espírito uma vez por semana e depois não sabem porque têm problemas.
Alimente o seu Espírito com versículos bíblicos, medite diáriamente na Palavra de Deus.
4 - Guarde o seu Coração
Prov.4:20-23 - "Filho meu, atenta para as minhas palavras: às minhas razöes inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos: guarda-as no meio do teu coração. Porque são vida para os que a acham, e saúde para o seyu corpo. Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida."
Já mencionamos que devemos estudar e meditar na Palavra de Deus. Agora vamos ver do que devemos guardar o nosso coração, ou seja, o nosso espírito: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração". Vigie o que o seu espírito come.
Muita gente tem cuidados especiais com o corpo não comendo alimentos com sal ou açucar, mas espiritualmente alimenta-se de "comida pôdre", estragada. Isto é, passa a vida a "ingerir" filmes com roubos, discussöes, sexo, noticiários com desastres, falências, telenovelas cheias de adultério, divórcio, etc.
Não!!! O seu espírito não é um "caixote de lixo".
O seu espírito é o campo onde você pode semear Boas sem,entes - A Palavra de Deus.
A Palavra de Deus quando dirigida pelo seu espírito produz vida e saúde para o seu corpo.
5 - A Palavra é a Semente
Marcos 4:26, 27 - "E dizia de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra. E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como"
Isto é uma lei espiritual e tudo funciona de acordo com esta lei: Semear para Colher.
Quando um agricultor lança uma semente na terra, ele não sabe como ela cresce, mas o facto é que a semente brota e dá fruto.
O seu espírito é o Campo e a Palavra de Deus é a Boa Semente
Em Marcos 4.14 - "O que semeia, semeia a Palavra"
Semear no seu espírito a Palavra de Deus, vai colher um bom fruto.
Para colher um bom fruto terá de limpar o solo e arrancar as ervas daninhas, ou seja, terá de tirar do seu coração os problemas, ódios, guerrinhas, rancores, etc. que impedem a Palavra de Deus crescer no seu espírito e produzir frutos.
Por exemplo: Se um agricultor quizer colher ervilhas, terá de semear sementes de ervilhas num campo adequado.
Se quizer colher arroz, terá que semear arroz no solo próprio.
No Reino de Deus também funciona desta forma.
Portanto, se quizer colher saúde te4m de encher o seu coração com versículos bíblicos que falem de Cura Divina.

Se quizer colher prosperidade terá de semear finanças no solo adequado que é na Obra de Deus.
Agora, poderá entender o que vou explicar, se compreendeu esta lei espiritual de semear para colher você saberá sempre o seu futuro porque com aquilo que encher o seu coração e falar com a sua boca isso colherá.
Para finalizar, o meu conselho é o seguinte: medite regularmente na Palavra de Deus, fale as promessas de Deus para a sua vida.
O Grande Segredo de viver uma vida abundante em todas as áreas é semear a Palavra de Deus no seu coração
6 - Sementes a Semear
Poderá, hoje mesmo, começar a praticar o que aprendeu meditando e semeando estes versículos:
Salmo 103
Isaías 53:4 e 5
Isaías 54: 17
Filipenses 4:19
Malaquias 3:10
Deuteronómio 28:8
Salmo 91: 10-11
Romanos 8:31
FONTE:http://www.igrejamana.com/estudos/mensagens/int_pal1.html

SOU UMA MULHER AMADA, ACEITA, VALORIZADA,UNGIDA, ABENÇOADA, CONTROLADA, SÁBIA E VITORIOSA EM TODAS AS ÁREAS DA MINHA VIDA.