HA LIMITES PARA O SOFRIMENTO

HÁ LIMITES PARA O SOFRIMENTO


A Bíblia pode ser chamada, entre outras coisas, de "UM LIVRO DE PROMESSAS". De fato ela contém mais de 7.000 promessas (explícitas, subentendidas e desdobradas). Há promessas para todas as situações, para todas as circunstâncias, para todas as necessidades. E elas são para nós, os cristãos.


Deus é fiel e cumpre tudo o que promete!


Números 23:19 - "Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Porventura, tendo Ele prometido, não fará? Ou tendo Ele falado, não o cumprirá?

Josué 21:45 - "Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor falará à casa de Israel; tudo se cumpriu".

Jeremias 1:12 - "... Eu velo sobre minha palavra para a cumprir".

II Corintios 1:20 - "Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nEle o sim".

Deus torna-se responsável pelo que fala, por isso, com reverência, com temor, mas com ousadia, podemos apresentar a palavra falada a Ele e pedir o seu cumprimento.

Por desconhecermos essas promessas, muitas vezes passamos por dificuldades, privações, angústias... "Quem não conhece, perece" - Oséias 4:6 - "O meu povo perece (ou está sendo destruído), porque lhe falta conhecimento".

Por isso precisamos conhecer o que a Bíblia contém. Ler, estudar, anotar, apropriar.

Mas, isto não quer dizer que a nossa vida, a vida de cristão, está isenta de sofrimentos. Há promessas para libertação NO sofrimento, mas não DO sofrimento.

Pregar um evangelho de vida sem sofrimento é utopia, é estar fora da realidade.
A própria Bíblia diz: Salmo 34:19 - "Muitas são as aflições do justo, MAS o Senhor de todas o livra". Observe: "muitas", "justo", "livramento".

Em João 16:33, Jesus diz: "No mundo passais por aflições; MAS tende bom ânimo, Eu venci o mundo".

Em II Corintios 4:8, 9 - "Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos".

Há limites para o sofrimento! Vejamos:

"Atribulados, porém não angustiados"
Há uma diferença entre ser atribulado e viver angustiado.

TRIBULAÇÃO são as adversidades da vida, as aflições comuns.
Ex.: doença, perda de emprego, acidente com o carro, rompimento de relacionamentos, abandono do lar por parte de um de seus membros, problema com os filhos, cirurgias, etc...

ANGÚSTIA é aflição ou agonia intensa que pode levar inclusive à depressão.
Podemos viver atribulados, mas não temos estruturas físicas, psíquicas, emocionais ou mentais para viver constantemente em agonia intensa. Deus sabe disso e põe limite, um escape, alívio, às nossas aflições. Clame a Deus e Ele virá em socorro!
No Salmo 107:6, 13, 19, 28 - "Então na sua angústia clamaram ao Senhor e Ele os livrou das suas tribulações".
Deus permite a tribulação, mas não a angústia.

"Perplexos, porém não desanimados".

PERPLEXOS - atônitos, espantados, confusos, sem entender nada, sem explicação. Por que está acontecendo isso? Por que estou passado por isso? Eu não entendo! Estou fazendo tudo direito, tudo certo...
Como JÓ podia entender o que estava acontecendo com ele? Em seu livro, JÓ 1:1, diz que ele era homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal. Ele não tomou conhecimento da conversa de Satanás com Deus e nem da permissão deste para aquele afligi-lo. JÓ teve então todos os problemas que as pessoas normalmente têm: perdeu todos seus filhos, os seus bens e a sua saúde. Só ficou a esposa, que por causa de falta de discernimento espiritual foi tudo o que ele não precisava.
Mas Jó não desanimou. Deus não permitiu. E vemos claramente isso em sua majestosa afirmação de fé registrada no capítulo 19:25 -
"Porque eu sei que meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra".

Você está confuso, não está entendendo o que está passando, por que as coisas não estão dando certo, por que você está sofrendo, por que tantos problemas?
Não desanime, NÃO DESISTA DE DEUS! Porque seu sofrimento tem limite, sua vida está nas mãos de Deus. Ele te ama e conhece a sua situação. Declare como Habacuque 3:17 a 19 -
"Ainda que a figueira não floresça, não haja fruto na vide, o produto da oliveira degenere e os campos não produzam mantimentos; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. O Senhor é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça e me faz andar altaneiramente".

"Perseguidos, mas não desamparados"

A perseguição vem, mas Deus está sempre atento!
A perseguição pode vir dos homens. Alguém que nos ameaça, que tenta nos derrubar e passar por cima, conseguir nosso posto, nosso lugar. Se alguém tentar prejudicá-lo, não se desespere, fale com Deus!

Isaías 43:2 - "Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo (perseguições), não te queimarás, nem chama arderá em ti".
Lembra de Sadraque, Mesaque e Abedenego, amigos de Daniel? Veja Daniel 3.
Mateus 28:20 - "E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos".
Hebreus 13:5 e 6 - "De maneira alguma, te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Assim, afirmemos confiantemente: o Senhor é meu auxílio, não temerei; que me pode fazer o homem?"

E a saída do povo hebreu do Egito? Cerca de 2 ou 3 milhões de pessoas, entre homens, mulheres, crianças, velhos, além de bois, ovelhas, carneiros. À frente o Mar Vermelho, dos lados montanhas, atrás o poderosíssimo exército egípcio com milhares de soldados bem treinados, carros e cavaleiros. Que fez Deus em favor de seu povo? Não só abriu o mar, um dos maiores milagres registrados na Bíblia, como a nuvem, que representava a presença de Deus, passou para trás do povo, de sorte que para este era dia e para os egípcios, noite.
E houve o livramento. PERSEGUIDOS SIM, DESAMPARADOS NÃO!

A perseguição pode vir do reino das trevas, de Satanás e seus demônios. Ficamos tão preocupados com os inimigos que não enxergamos Deus. Em João 4:4, está escrito: "Porque, maior é aquele que está em nós do que aquele que está no mundo".

Diversos ex-macumbeiros, hoje convertidos, têm testemunhado que, quando iam aos cemitérios para extrair vísceras de recém sepultados para fazerem seus trabalhos, eram impedidos pelos seus "guias" de tocar no corpo de crentes! Nem quando morrermos Satanás pode tocar em nós. Glória a Deus!

Em João 5:18, está escrito: "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, aquele que nasceu de Deus (Jesus) o guarda, e o maligno não lhe toca".

PERSEGUIDOS SIM, DESAMPARADOS NÃO!

"Abatidos, porém não destruídos"

A palavra "abatido" tem 2 sentidos. Muitas vezes pode ser uma pessoa enfraquecida, debilitada na fé, triste, não tendo o mesmo ardor, entusiasmo ou alegria no Senhor como antigamente.
O cristão pode se enfraquecer, devido a "stress", cansaço, enfermidade. Dizer o contrário é utopia.
O apóstolo Paulo ficou abatido - II Coríntios 7:5 e 6 - "Porque, chegando nós à Macedônia, nenhum alívio tivemos; pelo contrário, em tudo fomos atribulados; lutas por fora, temores por dentro. Porém Deus que conforta os abatidos, nos consolou com a chegada de Tito".

Se você está abatido espiritualmente, eu tenho uma boa notícia para você: você não está destruído, apenas abatido. Mantenha-se aberto para com Deus e Ele vai levantá-lo, através de alguém com uma palavra especial a você, através de uma pregação, de uma aula da Escola Bíblica, ou através do Espírito Santo, falando diretamente ao seu coração através da leitura da Palavra de Deus.

O outro sentido da palavra "abatido" é aplicado à pessoa que errou, caiu, pecou. Não importa o tipo de pecado, não importa o que você fez, porque Deus se importa com você e você não está destruído, mesmo que seja reincidente.
Em Provérbios 24:16, está escrito: "Sete vezes cairá o justo e se levantará". Não ficará prostrado, o Senhor o levantará.

Se você está abatido, caído, pecou, errou, o Senhor quer te restaurar. Ele quer tomar-te pela tua mão e te levantar. Você não está morto, apenas abatido, por isso não seja como a "galinha d'angola" que passa o dia a repetir: "Tô fraco", "tô fraco", mas diga como um autêntico filho de Deus:
"Eu sou forte, porque o Senhor é a minha força".

O sofrimento é universal, geral. Todos estamos sujeitos a ele. Não há como escolher, não sofrer. Mas além do sofrimento do cristão ter limite, temos ainda a oportunidade de escolher que atitude tomar diante do sofrimento. Eu não posso escolher, sofrer ou não; mas posso escolher como encarar e enfrentar o sofrimento.
Você pode escolher ser como a ÁGUIA ou como uma ave doméstica (uma galinha, por exemplo), na hora de enfrentar as dificuldades (as tempestades da vida).

Sempre que a ÁGUIA pressente a chegada de uma tempestade, sempre que vê as nuvens escuras carregadas de água, ventos fortes, relâmpagos e trovões, ELA SE AGIGANTA e, reunindo suas forças, voa com intrepidez, quase verticalmente, atravessando as nuvens e a turbulência dos ventos, voa com determinação para as grandes alturas, para a claridade do sol, planando suas asas na brisa amena e em perfeita bonança.
As AVES DOMÉSTICAS, nas tempestades, tentam fugir, esconder e, não podendo, encolhem-se, recebendo o impacto da procela. Muitas vezes são arrastadas pela força da água e dos ventos, vindo a perecer. Quando sobrevive, seu estado é lamentável, encolhida, tiritando de frio, molhadas, sujas de barro e lodo, continuam neste estado até muito depois de passado o temporal.
Em nosso caminhar pela vida, ao enfrentarmos os ventos das dificuldades em qualquer área, os sofrimentos, problemas difíceis, situações ameaçadoras e perigosas, ou, perecemos no meio do vendaval, ou o sobrepujamos ficando acima descansando nas providências Divina.

Não vamos desperdiçar nosso sofrimento. Vamos aproveitar cada uma de suas partes para crescermos em Deus, para aperfeiçoar nosso caráter, para enriquecer nossa vida.

O sofrimento, quando aproveitado, nos leva para perto de Deus.

No Salmo 119:71, vemos o testemunho de Davi, dizendo: "Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os Teus decretos".

O maior projeto de Deus para nós é que sejamos iguais, semelhantes, a Jesus.

Em Romanos 8:29, lemos: "Os que antemão escolheu a estes também predestinou para serem conformes a imagem de Seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos". Isso requer aperfeiçoamento. Não estamos prontos, temos que ser transformados, e isso dói.

Em Tiago 1:2 a 4, está escrito: "Tendo por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos, íntegros e em nada deficientes".

O segredo na hora da crise é voar alto, na direção ao "Sol da Justiça" (Jesus - Malaquias 4:2), onde sopra o vento suave do Espírito Santo de Deus.

Ele é a nossa torre de libertação, nosso alto refúgio, nosso esconderijo, nosso abrigo no temporal.


Fiquem na paz!





SOU UMA MULHER AMADA, ACEITA, VALORIZADA,UNGIDA, ABENÇOADA, CONTROLADA, SÁBIA E VITORIOSA EM TODAS AS ÁREAS DA MINHA VIDA.
AO COPIAR O CONTEÚDO DESTE BLOG POR FAVOR CITAR A FONTE.