Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Porque devemos perdoar?

Pr. Irailton Melo de Souza
Texto Bíblico: Mateus
5.43-48; Mateus 6.9-15
Perdoar não é um ato natural. Portanto, ele jamais acontecerá sem que dentro de cada um de nós seja travada uma intensa luta entre a natureza humana (carne) e o espírito. Em geral concordamos com o pensamento do filósofo Immanuel Kant, de que uma pessoa só deve ser perdoada se merecer.
Se perdoar não é um ato natural, por que Deus nos pede para perdoar? Os Evangelhos nos apresentam várias razões porque devemos perdoar, das quais destacaremos apenas 4.
1ª) Porque Deus manda que perdoemos – Perdão não é opção nem sentimento, é uma ordem divina. Deus nos manda perdoar porque sem a disciplina do perdão somos engolidos pela arrogância e pela presunção. Não perdoar os outros agride a santidade e o propósito de Deus, na medida em que nos colocamos como superiores aos outros, esquecendo-nos de que nossa própria vida é diariamente alvo do perdão divino. (ver Parábola do Credor Incompassivo, Mt. 18.23.35)
2ª) Para que nos tornemos verdadeiramente filhos de Deus – O chamado do Evangelho é, acima de tudo, uma convocação para sermos iguais a Deus (Mt 5.44,45). Infelizmente em nossos dias optamos mais por parecer com o mundo do que com Deus. A sociedade sem Cristo não sabe perdoar porque não tem parâmetros divinos, precisamente porque não tem Deus como referência. Por isso optam pela vingança, pelo acerto de contas. Mas isto não deve acontecer com os filhos de Deus. Em Romanos 12.19, a Bíblia diz: “No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas (...) nunca se vinguem de ninguém; pelo contrário, deixem que seja Deus quem dê o castigo. Pois as Escrituras dizem: ´Eu me vingarei, eu acertarei contas com eles, diz o Senhor”. Os filhos de Deus são obedientes a Ele.
3ª) Porque sem perdão, somos pagãos travestidos de cristãos. Disse Jesus: “Se vocês amam somente aqueles que os amam, por que esperam que Deus lhes dê alguma recompensa? (...) Se vocês falam somente com os seus amigos, o que é que estão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Sejam perfeitos em amor, assim como é perfeito o pai de vocês que está nos céus” (NTLH).
4ª) Porque se não perdoarmos também não teremos nossas ofensas perdoadas por Deus. No original grego, a condicional “se” determina as ações subseqüentes. Em Mt 6.14,15 Jesus é enfático: “se vocês perdoarem, serão perdoados; se não perdoarem não serão perdoados”. É como se Jesus estivesse dizendo: “não insistam para que Deus perdoe os pecados de vocês, porque Ele não irá perdoar até que veja na vida de vocês uma real manifestação da graça”.
Aplicação:
A quem você precisa perdoar? A quem precisa pedir perdão? Quando você vai fazer isso? Quanto mais tempo demorar, mas longe sua vida estará da graça de Deus.

Fonte e créditos:http://www.jornalpequeno.com.br/2007/8/27/Pagina62768.htm


SOU UMA MULHER AMADA, ACEITA, VALORIZADA,UNGIDA, ABENÇOADA, CONTROLADA, SÁBIA E VITORIOSA EM TODAS AS ÁREAS DA MINHA VIDA.

Um comentário

  1. Vejo esses maravilhosos testemunhos de restauração de casamentos e
    estou completamente a espera de um milagre no meu, pois desde que meu filho nasceu em 2006, o meu casamento está ido de mau a pior. Hoje já não sinto mais nada pelo meu marido, que desde que tive minha primeira filha em 2001, após alguns meses, já havia começado a desconfiar de traições, depois tive certeza. De lá pra cá,tive várias decepções quanto a traições, porém ainda sentia algo por ele.Embora sejamos cristãos, infelizmente ele não tem temor a Deus. Estou em uma situação terrível, pois quero ser feliz, porém não confio nele mais, não sinto nada por ele e nem tenho interesse mais nenhum em ficar casada com ele. Estou ainda com ele por causa dos nossos filhos e por causa do evangelho, pois acho que a separação pode trazer consequências para a vida de nossos filhos, quanto a permanecer no evangelho e por causa do evangelho, pois sou evangélica desde pequena, sou filha e irmã de pastores e sei que Deus tem uma obra nas nossas vidas. O Senhor já me falou que através da minha santidade, Ele iria santificar a minha casa e a igreja. Sou casada há 13 anos, esse ano, em abril, completará 14, mas infelizmente não sinto mais nada por ele, não estou suportando nem mesmo o seu toque. Ele nunca falou em se separar de mim,mas do jeito que está não quero. A qualquer momento, pode se interessar por alguém e me trair. Não queria partir para a separação por causa do testemunho meu e dos meus irmãos que são pastores, pois fica uma imagem muito ruim para eles. Quero ser amada, respeitada e honrada. às vezes me dá vontade de viajar e não voltar mais, mas sei que essa não é uma boa escolha. Nos ultimos meses tenho sido tentada, mesmo não tendo procurado, as bandejas estão aparecendo, mas sei que é coisa do inimigo e já decidi que não vou traí-lo, pois se fizer isso estarei desagradando a Deus e minha vida tomará um outro rumo fora da presença de Deus, coisa que não quero. Nunca falei nada disso a ninguém, somente à Deus, nem mesmo a meus familiares, pois eles já tem os seus problemas e ficariam tristes por meu casamento não está bem, acho que pensam que sou feliz. Resolvi digitar para desabafar e pedir ajuda em oração para que consiga vencer o mal e Deus faça um milagre na minha vida e na do meu marido, se realmente é da vontade de Deus a restauração. Com a traição, acabou a confiança, alegria e tudo que há em um casamento quando se ama.

    ResponderExcluir