O perfil da Mulher Cristã



A beleza da Mulher Cristã está representada quando a mesma produz o Fruto do Espírito. O cuidado com a aparência deve está sob o cultivo do interior do coração. A mulher que andar no Espírito, irá revelar os frutos do Espírito. Somente estudando e praticando a Palavra de Deus, submetendo-se a ela, mantendo comunhão com Ele através da oração, e, conservando firme a intenção de deixar que a vontade de DEUS se realize em sua vida, a mulher obterá atitudes, reações e ações que demonstrem seu Perfil de Mulher de Deus.Vs. Chave: “Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nEle”...(Cl 2, 6)

l- QUALIDADES INDISPENSÁVEIS NO PERFIL DA MULHER CRISTÃ:Quando analisamos a Palavra de Deus, percebemos que esta nos aponta Mulheres que transmitiram de forma exemplar, o Perfil exigido por Deus em suas servas. Assim sendo, não podemos isentar de forma alguma, neste século, que as mulheres cristãs sejam espelho dentro de uma sociedade tão desajustada. Consideremos, portanto, alguns requisitos indispensáveis no Perfil da Mulher Cristã como vaso de Deus:
1º - SEPARADA: O Sistema “mundo”, nos mostra o papel de “mulher”, aquelaque está em pé de igualdade com o homem. Encontramos hoje muitas teorias,conceitos, idéias e movimentos que questionam o papel da mulher nasociedade. Algumas associações e movimentos atuais, nacionalmente einternacionalmente, concedem à mulher uma autoridade falsa de atitudesinconseqüentes, presas fáceis (Cl 6, 8) das chamadas “líderes feministas”,que semeiam frutos de rebeldia e contrariam a Palavra de Deus.Contrapondo-se a isto, necessário se faz uma advertência à mulher cristã doSéc. XXI: “Não se deixem iludir pelos falsos ensinos que campeiam poraí”...(Cl2,8). A mulher, segundo os desígnios de Deus, vive no mundo, masseparado dele. O êxito espiritual da mulher depende da compreensão, daaceitação e do viver os princípios e normas instituídos por Deus...”Deus é averdade e não há Nele injustiça, justo e reto Ele é...”(Dt 32,4).
2º - OCUPADA: É necessário o breve entendimento dessa ocupação. Apriorização dos elementos de ocupação de uma mulher espiritual, é fatoprimordial para o encontro de si mesma. Deus quando criou o mundo, Ele fezprimeiro seus trabalhos de criação, dando –-nos o exemplo de que devemos seratuantes em nossos compromissos e acima de tudo bons planejadores. A mulhercristã não perde seu contato com Deus (Pensai nas coisas de cima... cl 3,2),prioriza seus afazeres domésticos (por a casa em ordem) e cuida dos afazeresespirituais de forma responsável e qualificada. Deve ser uma boadona-de-casa e administradora do lar, diligente e econômica (PV 31), sempredisposta e com iniciativas (pv 31,17). O que planeja não fica semrealização. Tem iniciativas próprias, não é lerda, indolente ou apática, mastudo o que faz tem um tempero de alegria e singeleza. O contato com Deus éseu alvo principal, o cuidado consigo mesma é fator indispensável em seutestemunho de vida e em seguida a ocupação com o lar, igreja, profissão eoutros... A mulher espiritual exerce o papel de tecelã. É hábil e procuracaminhar por caminhos retos, mostrando o brilho e a alegria do EspíritoSanto.
3ª – HUMILDADE e SUBMISSÃO: (I Pe 3,12)A mulher cheia do Espírito Santo éexemplo de humildade e submissão no agir e conseqüentemente no testemunhar.O apóstolo Paulo nos ensina o caminho da humildade dizendo: ” Agora não soueu que vivo , mas Cristo vive em mim.”(Gl 2,20). Viver em humildade écorresponder à vontade de Deus, é abandonar os desejos próprios para fazer avontade do Senhor. Comportar-se verdadeiramente como serva de Deus em suasações e reações. Seu testemunho testifica seu domínio pelo Espírito Santo.Podemos exemplificar nossa irmã SARAH, esposa de Abraão, mulher sábia epossuidora de virtudes espirituais. Suportou os escárnios, mas deu exemplode humildade e submissão a Deus (Gn 11,26). Em conseqüência , tornou-se umadas mulheres mais abençoadas da Terra. A humildade gera atitudes desubmissão e agrada a Deus. Temos que entender que ser submissa, não é andar de cabeça baixa, não omitiropiniões, sempre aceitando tudo dos outros... isso é omissão. Submissãoantes de ser um comportamento é uma atitude, tanto no lar (marido) como naigreja.

4º - ALTRUÍSTA(Servil, lTm 2,10): A mulher, segundo o evangelho, deve ter

umcomportamento de serva. A preocupação com o exterior deve estar sob o poder(abaixo) de fazer boas obras (testemunho). Assim como Cristo se doou,renunciou a si mesmo por amor de nós, assim devem as mulheres agir semprecom doação e renúncia. É difícil? Sim. Mas com o agir do Espírito Santo, aoração, e o deixar que a vontade de Deus se realize em nossa vida, tudo setorna mais fácil. Mulheres abnegadas e dinâmicas, porém moderadas eprudentes, é o que a Obra de Deus precisa (Tt 2:3-7).
II - A MULHER DE PROVÉRBIOS 31
* Esposa Excelente- cuidadosa, idônea, íntegra. Não é objeto deaquisição por meios materiais, mas seu valor excede o de jóias e sua belezainterior não pode ser comparada a objetos caros (Pv 31:10,11);

* Dedicada e Esforçada (boas obras)- demonstra prazer no que faz.Sempre disposta e com iniciativas, visando o melhor para aqueles que arodeiam e dela dependem. Em tudo o que faz coloca um tempero de alegria (boavontade). Cumpridora de seus deveres, boa administradora (Pv 31:13,15,20);

* Zelosa Com si Mesma- o cuidado com o corpo (saúde) e o espírito sãofatores imprescindíveis na vida da mulher cristã (isso demonstra preocupaçãoe zelo pelo Templo do Espírito Santo) Pv 31: 17;

* Prudente e Temperante (mulher sábia- Pv 14:1) - vivemos em constanteperseguição pelo adversário de nossas vidas, por isso devemos atentar aocuidado de fechar as brechas e não dar lugar para atuação do inimigo. Quandosoprar o vento, nossas paredes espirituais devem estar revestidas deproteção (Pv 31:21,26);

* Temente a Deus em tudo no seu viver- o louvor da mulher espiritualencontra-se no temor do Senhor. Tudo o que faz é fruto de dedicação àPalavra de Deus (Pv 31:30).
lll – MULHERES NOTÁVEIS PELO TESTEMUNHO – VALORES ENALTECIDOS PELA PALAVRADE DEUS·

SARAH (Gn 17:15,16)- Exemplo de submissão, humildade e lealdadepara com Deus;· RAABE (Js 6:22,23)- Exemplo de solidariedade e fidelidade para comDeus. Sua ousadia foi notável e moveu o coração de Deus, trazendo para si operdão de seus pecados;·

DÉBORA (Jz 4:4-17)- Exemplo de autoridade, intrepidez e destemorao inimigo. Quando possuímos a autoridade do Espirito Santo, não precisamostemer o adversário. Deus se responsabiliza por nós e nos dá a vitória;·

ANA (l Sm 1:11)- Exemplo de perseverança, fé e amor pela Obra deDeus. Cumpriu seu voto e alegrou-se em entregar seu filho como oferta vivaao Senhor em prol da Obra;·

SUNAMITA (ll Rs 4)- Fé inabalável. Exemplo de sabedoria econfiança no Senhor;·

DORCA (At 9:32)- Exemplo de amor pelas ações de caridade e fé; ·

MARIA (mãe de Jesus)- Entrega total a Deus. Virtudes do Espíritosanto na prática de seu viver. A santidade da alma e do corpo são caracteresinseparáveis e que não podem se distanciar da prática cristã naqueles quequerem alcançar intimidade com Deus. Se Maria não vivenciasse talexperiência, jamais seria a escolhida para ser mãe do Filho de Deus. Queexemplo!· SAMARITANA (Jo 4)- Quando se ouve a voz do Senhor, até o que évelho se faz novo(refaz). Quando a chama do Espírito se ascende em nossocoração, não podemos ofuscá-la. O mundo precisa ouvir a nossa voz.Anunciemos a todos, JESUS VIVE! Se bebermos da água da vida, jamais teremossêde.

CONCLUSÃO
Deus não quer que o sirvamos de qualquer maneira. Necessário se fazabandonarmos costumes e práticas que servem de sofismas prejudiciais aonosso desempenho e crescimento espiritual.O êxito espiritual da mulher cristã é reflexo de sua compreensão, sabedoriae discernimento da vontade de Deus para seu viver. Nossas ações e reaçõesdevem estar representadas pelos Frutos do Espírito. A Palavra de Deus énossa inspiração para o alcance da Santificação. Jesus logo voltará e virábuscar um povo santo e que o adore em verdade e vida! Aleluia!

MISSIONÁRIA MARIA ALBERNISIA MELO PENTEADO