Sem mim nada podeis fazer.


“VOCÊ E EU NÃO SOMOS DIGNOS DE LIDERAR O POVO DE DEUS.
TODAVIA, ELE NOS ESCOLHEU PARA REPRESENTÁ-LO.
ELE TEM PARA CONCEDER-NOS TUDO QUE PRECISAMOS,
A FIM DE NOS TORNARMOS HABILITADOS”

“OS DONS NECESSÁRIOS PARA TAL SERVIÇO SÓ SÃO OBTIDOS MEDIANTE A GRAÇA CAPACITADORA DO ESPÍRITO SANTO.
SEM O SEU DOMÍNIO NÃO PASSAMOS DE BRONZE QUE SOA OU CÍMBALO QUE RETINE”

Quero desafia-los à uma busca daquELE que nos capacitará a uma vida e a uma Igreja que faz diferença.

SEM MIM NADA PODEIS FAZER
Estudo dado pelo Rev. Noidy aos líderes de células e Ministérios da SHALOM em 18/05/03

“Depois, subiu ao monte e chamou os que ele mesmo quis, e vieram para junto dele. Então, designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar”
Marcos 3:13/14

ü Precisamos ter duas coisas em mente:

1. Ele nos designa para estar com Ele
Ele nos envia a pregar o trabalho DEle.

- Antes de nos “enviar ” – Ele nos chama para estar com Ele.

- O tempo que estivermos com Ele vai determinar a qualidade de vida que teremos e o resultado do nosso trabalho.

“... quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto;
porque sem mim nada podeis fazer”
João 15:5

* A primeira coisa que eu gostaria de dizer, é que devemos sempre nos lembrar que o mais importante na IGREJA, não é o que fazemos, mas sim o nosso relacionamento com Deus. O mais importante, não é a obra que nós temos para fazer, mas a obra que Deus tem para fazer em nós. Isso é o mais importante sempre.

ü Corremos o risco de pensar que a obra que nós temos para fazer é mais importante do que a obra que Deus tem para fazer em nós.

ü Com o passar do tempo, das experiências, podemos pensar que já temos muita prática e que somos capazes de “fazer o ministério” e paramos de alimentar o nosso coração a nossa alma, vamos nos tornando auto-suficientes.

ü Precisamos nos lembrar que somos ovelhas e por isso precisamos sempre ser alimentados por Deus. Senão nos tornamos profissionais do Evangelho e por mais que façamos tudo direitinho a nossa alma vai se esfriando e murchando. Não produzimos nada e nós mesmos vamos nos esfriando.

è Nós fomos chamados por Jesus para representá-LO e darmos continuidade a sua obra aqui na terra, mas só “daremos conta do recado”, mediante a Graça capacitadora do Espírito Santo.

ü Jesus tornou isso claro para os seus seguidores antes de voltar ao céu. Embora credenciados como suas testemunhas e comissionados para discipular as nações eles foram instruídos a aguardar até receberem O Poder do alto.

“Permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder”
Lucas 24:49

ü Havia necessidade de ALGO MAIS, além da nomeação, do batismo e da dedicação.

· O que a Igreja apostólica experimentou é privilegio de todos nós,

“Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar”
Atos 2:39

· ALVO: Estabelecer qualidade de vida que se transformará em ministério cristão.

ü O nosso caráter, a nossa personalidade, a nossa vida devem estar tão cheias da presença do Senhor, que os outros, instintivamente sintam que Deus está conosco. A mão de Deus deve estar tão evidente em nossa vida e liderança que um poder e autoridade santos parecem repousar silenciosamente sobre nós. Uma unção repetida do Espírito repousando sobre nós, nossas palavras, nossas atitudes, nossas atividades, nossa vida!

DEUS NOS QUER COMO LÍDERES
INCENDIDADOS COM O SEU ESPIRITO SANTO

Responda-me com sinceridade de coração:

1. Você tem desejado desse toque do Espírito Santo em sua vida?

2. Você tem ansiado que Deus coloque a Sua mão poderosamente sobre você, o Seu selo sobre a sua liderança e toda a sua vida?

3. Você já sentiu que Deus tem mais da sua unção disponível para você, do que normalmente tem experimentado?

4. Você já ansiou ter a manifestação do Espírito Santo mais evidente – tocando seus lábios quando você fala, quando você ora e acrescentando os “extras” da benção de Deus sobre você?

ALEGRE-SE: Deus é quem dá a você esse desejo. Ele tem uma dimensão de capacitação divina disponível para cada cristão. Inclusive para você. Deus quer fazer novas coisas em você e através de você.

P Deus quer fazer novas e grandes coisas através de você e do seu ministério.

(sem essa renovação, a nossa vida espiritual murcha)

· Embora sintamos ser totalmente indignos, somos alguém que Deus quer usar mais e mais para a Sua Glória. Por isso mesmo, sabemos que não somos assim tão especiais, dificilmente nos consideramos “um homem de Deus” ou “uma mulher de Deus”. MAS DEUS QUER USAR-NOS DE MODO ESPECIAL – VOCÊ É IMPORTANTE PARA ELE – Ele quer provar o que pode fazer através da sua vida e liderança se você permitir ser usado por Ele. Deus quer que você brilhe.....

· Esta ênfase do Espírito descendo sobre os seus escolhidos, da capacitação que vem do Espírito sobre homens e mulheres, é freqüentemente mencionado na história da Bíblia.

Vejamos alguns exemplos:

“Veio sobre ele (Otoniel) o Espírito do SENHOR, e ele julgou a Israel; saiu à peleja, e o SENHOR lhe entregou nas mãos a Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia, contra o qual ele prevaleceu”
Juízes 3:10

1. Otoniel se tornou Juiz de Israel, foi para a guerra e o resultado foi paz durante 40 anos. Como ele pôde vencer o inimigo, embora não tivesse um exército treinado?
POR CAUSA DO PODER DE DEUS QUE VEIO SOBRE ELE.

“E o Espírito do SENHOR veio sobre Gideão. Ele tocou uma corneta feita de chifre de carneiro, e os homens .... foram juntar-se a ele”- Juízes 6:34

2. Gideão - Eu estou consciente que para reunir o povo de Deus para adorar, para testemunhar, para contribuir, para orar, para trabalhar, há necessidade de que venha sobre nós O Seu Espírito. Por isso clamamos: Vem Espírito Santo sobre nós.

“Então, o Espírito do SENHOR veio sobre Jefté; e, atravessando este por Gileade e Manassés, (forças poderosas) passou até Mispa de Gileade e de Mispa de Gileade passou contra os filhos de Amom” - Juizes 11:29

3. Jefté - O segredo para o avanço sobre os inimigos, sobre as forças poderosas que se levantam contra nós, é o mesmo: O Espírito Santo. Por isso clamamos: Vem Espírito Santo sobre nós.

“Então, o Espírito do SENHOR (sobre Sansão) de tal maneira se apossou dele, que ele o rasgou como quem rasga um cabrito, sem nada ter na mão” - Juizes 14:6

4. Sansão - O Espírito do Senhor veio sobre Sansão com tal poder que ele enfrentou o Leão. Ainda hoje precisamos enfrentar muitos leões. Por isso clamamos: Vem Espírito Santo sobre nós.

“e não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito, pelo qual ele falava.” - Atos 6:10
“Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à sua direita” - Atos 7:55

5. Estevão – O Espírito ungiu poderosamente a Estevão tanto quando ele falava no Sinedrio, quanto quando estava sendo apedrejado.

“Quando, porém, comecei a falar, caiu o Espírito Santo sobre eles, como também sobre nós..”
Atos 11:15

6. Pedro – Enquanto Pedro pregava a Cornélio e a sua família O Espírito veio sobre ele.

“Pedro falava quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. ...também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo”Atos 10:44/5

7. Os discípulos – Em Antioquia. Depois do ministério de Paulo, foi dito que - “Os discípulos, porém, transbordavam de alegria e do Espírito Santo.” - Atos 13:52

ü Se quisermos obter uma vida bem sucedida, de vitórias, precisamos do Toque Especial, da Capacitação sobrenatural de Deus sobre nós.

O MELHOR DE NÓS NÃO BASTA.
A liderança cristã exige o que temos de melhor e mais ainda.

Ao que temos de melhor deve ser acrescentado O Seu Toque de capacitação sobrenatural.
P Devemos oferecer-LHE o melhor de nós e depois esperar que Deus acrescente a Sua Unção, Sua Capacitação, Seu Poder.

ü Não podemos confiar apenas no nosso conhecimento, treinamento, tempo de Igreja ou experiência, mas na adição transformadora de Deus ao que possuímos de mais elevado e melhor.

ü Também não podemos nos satisfazer em ser fiéis – precisamos desejar profundamente o “Toque Especial” da Benção de Deus sobre a nossa fidelidade

ü Não podemos nos contentar em trabalhar arduamente – queremos de Deus a Sua capacitação sobre os nossos sinceros esforços.

ü Devemos procurar mais do que ocupação – Procurar sim a evidência de que Deus faz isso de nós.

PASSOS PARA SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO

1. Veja se tudo está certo entre você e Deus – Você já se tornou um filho de Deus pelo novo nascimento? Deus não enche com O Seu Espírito, pessoas não-salvas. Nem enche aqueles que sabem estarem vivendo em desobediência a Ele.

“Mas os vossos pecados fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” - Isaias 59:2

2. Tenha fome e sede da plenitude do Espírito – Estamos sob a dispensação do Espírito Santo, mas a Sua operação depende muitas vezes de fazermos um pedido especial nesse sentido.
“Levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito”
João 7:37/39
ü Essa é uma promessa para os “sedentos”, e O Espírito satisfaz a nossa sede.

ü Enquanto a plenitude do Espírito não for todo o desejo da sua alma, você não será provavelmente cheio. Quando você trata a experiência como algo desejável, mas está disposto a continuar sem ela, não receberá a plenitude. Torrey disse: “Homem algum jamais recebeu essa benção, enquanto sentiu que podia passar sem ela”

3. Entregue-se totalmente ao Senhorio de Cristo – Faça uma consagração total de tudo que você é, e de todo o seu futuro. Apresente-se a si mesmo na totalidade do seu ser – CORPO, ALMA e ESPÍRITO. Ofereça-se como um sacrifício vivo para ser totalmente de Deus.

· Você pode dizer como o Apóstolo Paulo?

“ Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”
Gálatas 2:19/20

“Considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões; nem ofereçais os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqüidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justiça”
Romanos 6:11/12

ü Faça uma entrega total da sua vontade, esteja disposto a abandonar seus planos, ambições e vontade, se Deus revelar alguma coisa que seja contraria à sua vontade.

4. Peça em Oração – A promessa de Cristo não poderia ser mais clara:

“Se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” - Lucas 11:13

ü Quando os nossos corações estão preparados, tendo dado os primeiros quatro passos, estamos prontos para pedir a Deus que cumpra a Sua promessa.

CONCLUSÃO:

ð Nenhum líder cristão pode ficar contínua e completamente satisfeito no seu ministério, sem essa capacitação divina. Ela deve estar presente em nós e ativa através de nós.

ð É preciso mais que uma igreja ativa e cheia de programações, para trazer o impacto de Cristo para um povo. É necessário uma Igreja inflamada, viva, guiada por líderes ungidos.

ð Um líder desapaixonado, jamais porá paixão em alguém.

ð Não basta ser evangélico na fé e no coração: temos de ser possuídos inteiramente por Cristo, absolutamente apaixonados pelo Seu Amor e Graça, completamente incendiados pelo Seu Poder e Glória.

ð Não podemos acender esse fogo, nem produzi-lo por nós mesmos. Mas podemos humilhar-nos diante de Deus, em total integridade e honestidade, confessando a nossa necessidade. Podemos buscar a face de Deus até que o Seu Holofote Santo nos mostre o que, dentro de nossos corações, impede que sejamos cheios e capacitados.

ð O mundo não se impressionará com os nossos programas e múltiplas atividades. É preciso mais que uma igreja ativa e cheia de programações, para trazer o impacto de Cristo para um povo. É necessário uma Igreja inflamada, viva, guiada pelo Espírito Santo.

UM CRISTIANISMO SEM PAIXÃO NÃO APAGARÁ O FOGO DO INFERNO.

· Deus nos honra quando em repetidas ocasiões renovamos o nosso compromisso e confessamos nossa total dependência Dele e imploramos o Ministério Gracioso do Seu Espírito em nós e através de nós.

“...o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem..”
Lucas 11:13