A mulher dotada de sabedoria.


Provérbios, capítulo 14, versículo 1º nos fala da mulher sábia. Aqui vemos o inestimável valor da mulher no seu dia-a-dia: no lar, na igreja, no trabalho secular, etc...
Realmente a mulher foi feita por Deus de uma maneira diferente do homem, por isso são diferentes seus gestos e sua maneira de pensar. Em todas as circunstâncias do relacionamento homem/mulher vejo a mão de Deus operando para que um complete o outro nesta vida a dois, pois o homem precisa da mulher e a mulher precisa do homem para viver neste mundo.
Toda mulher sábia é piedosa, faz do seu lar um lugar de refúgio, de paz e de alegria, ao passo que a mulher imprudente se descuida da sua casa e família.
O Apóstolo Paulo escreve, em sua carta a Timóteo, dando alguns compromissos à mulher e, porque não dizer, os deveres desta pra servir melhor o seu Criador (I Timóteo, 2. 9 - 11). A mulher sábia dentro de uma casa é muito importante, ela é como uma mola amortecedora; ela não sai comentando a ninguém tudo o que ouve e vê.
Ela também é uma administradora no lar, tanto na vida econômica como no aconselhar ao seu esposo e seus filhos.
Podemos ver os papéis que uma mulher sábia desempenha na vida diária. Ela é esposa, mãe e dona de casa. Quero apontar algumas mulheres que se destacaram na Bíblia, como, por exemplo, Ana, a mãe de Samuel.
Ana, uma mulher mãe, exemplo ideal a ser seguido por todas as mulheres de hoje, preocupou-se desde o nascimento de Samuel até o seu amadurecimento espiritual, levando-o ao templo na presença de Deus para que tivesse uma experiência própria e real com Deus. Quem foi Samuel? Um grande profeta em tempo de declínio espiritual em que vivia o povo de Israel. Foi um homem bem sucedido em seu ministério, pois teve a bênção de uma mãe que soube criar seu filho na casa de Deus.
Temos na Bíblia outra mulher que se destacou com muita graça em um serviço manual. Quem foi ela? A conhecida dos leitores da Bíblia, Tabita, a Dorcas.
Tabita costurava e se preocupava em fazer vestidos às viúvas e aos pobres do seu tempo. Esse trabalho lhe rendeu um grande reconhecimento e também lhe deu uma vitória em forma de milagre, pois, conforme o relato bíblico, quando ela morreu, aconteceu que as viúvas choraram muito, lamentaram a morte daquela valorosa serva do Deus altíssimo, e entre elas mostravam os vestidos que Dorcas fizera enquanto vivia. Então mandaram chamar o Apóstolo Pedro, o qual orou a Deus e Deus devolveu a vida a Dorcas, para que continuasse o seu trabalho.
Em nossos dias precisamos de mulheres sábias para desenvolverem os seus talentos na obra de Deus, mulheres de responsabilidades, mulheres vitoriosas, como referido em Provérbios capítulo 31 e versículo 10: “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins”.
Querida irmã que está lendo este artigo, sei que minhas palavras são poucas para relatar o desejo do meu coração, mas creio que onde existem mulheres virtuosas, não há contenda, não há maldade, não há irresponsabilidade. Oxalá que nossas igrejas estivessem repletas de mulheres com o coração como o de Dorcas, tudo seria melhor. Seja você uma mulher virtuosa.
Pr. Argemiro R. Da Silva